Resultados Emergentes no Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para Aprendizagem Autorregulada
Resumo
A Aprendizagem Autorregulada (ARA) é fundamental para o desempenho acadêmico, especialmente em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), onde os estudantes necessitam de maior autonomia. Contudo, muitos estudantes apresentam dificuldades em aplicar estratégias de ARA eficazes. Este artigo apresenta o potencial de sistemas de recomendação personalizadas para auxiliar estudantes do ensino superior na adoção dessas estratégias. O artigo apresenta resultados preliminares significativos, incluindo: (i) o desenvolvimento e a validação de dois questionários para diagnóstico do perfil de ARA; (ii) a concepção e implementação do NeoAVA, um protótipo de sistema de recomendação integrado ao Google Sala de Aula; e (iii) a modelagem de cenários de ARA que fundamentam as recomendações. Os achados iniciais indicam a viabilidade da abordagem e a aceitação positiva das ferramentas desenvolvidas, sinalizando um caminho promissor para o fomento da ARA em AVAs.Referências
Afzaal, M., Haq, I. U., Waqas, A., and Khan, S. U. (2021). Explainable ai for data-driven feedback and intelligent action recommendations to support students’ self-regulation. Frontiers in Artificial Intelligence, 4:1–17.
Alonso-Tapia, J., Calderón, E. P., and Ruiz, M. A. D. (2014). Development and validity of the emotion and motivation self-regulation questionnaire (emsr-q). The Spanish Journal of Psychology, 17:E55.
Barnard, L., Lan, W. Y., To, Y. M., Paton, V. O., and Lai, S. L. (2009). Measuring self-regulation in online and blended learning environments. Internet and Higher Education, 12(1):1–6.
Broadbent, J., Panadero, E., Lodge, J., and Fuller-Tyszkiewicz, M. (2023). The self-regulation for learning online (srl-o) questionnaire. Metacognition and Learning, 18(1):135–163.
Cosnefroy, L., Fenouillet, F., and Heutte, J. (2020). Construction et validation de l’échelle d’autorégulation des apprentissages en ligne (earel). Canadian Journal of Behavioural Science/Revue canadienne des sciences du comportement, 52(3):255.
Davis, F. D., Bagozzi, R., and Warshaw, P. (1989). Technology acceptance model. J Manag Sci, 35(8):982–1003.
Hidayah, I., Adji, T. B., and Setiawan, N. A. (2019). Development and evaluation of adaptive metacognitive scaffolding for algorithm-learning system. IET Software, 13(5):427–435.
Jansen, R. S., Van Leeuwen, A., Janssen, J., Kester, L., and Kalz, M. (2017). Validation of the self-regulated online learning questionnaire. Journal of computing in higher education, 29(1):6–27.
Kuo, Y.-C., Walker, A. E., Schroder, K. E., and Belland, B. R. (2014). Interaction, internet self-efficacy, and self-regulated learning as predictors of student satisfaction in online education courses. The internet and higher education, 20:35–50.
Neo, A., Moura, J., Araújo, J., Neo, G., Filho, K. G., and Júnior, O. F. (2025a). Framework de cenários baseados em estratégias de autorregulação da aprendizagem para ambientes virtuais de aprendizagem. In Anais do XXXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 1218–1227, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neo, A., Moura, J. A. B., de Araújo, J. M. F. R., da Silva Neo, G., and Júnior, O. F. (2024a). The use of self-regulation of learning in recommender systems: State-of-the-art and research opportunities. In Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 2: CSEDU, pages 525–532. INSTICC, SciTePress.
Neo, A. V. B. S., Antão, J., Moura, B., Macêdo, J., Régis, F., and Neo, G. S. (2024b). Modelagem de Autorregulação da Aprendizagem no Ensino Superior: Uma Ferramenta para Automatizar Levantamento de Perfis e Recomendações Personalizadas. (Cbie):58–71.
Neo, A. V. B. S., Antão, J., Moura, B., Macêdo, J., Régis, F., and Neo, G. S. (2024c). NeoAVA: A virtual learning environment for Self-Regulated Learning to be used by students and teachers. XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), pages 1890–1903.
Neo, A. V. B. S., Moura, J., Araújo, J., Neo, G., Filho, K. G., and Júnior, O. F. (2025b). Construção de um instrumento de autorregulação online: Uma abordagem unificada a partir de oito questionários. In Anais do XXXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 1207–1217, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Odilinye, L. and Popowich, F. (2020). Personalized recommender system using learners’ metacognitive reading activities. In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, 10th International Conference, pages 195–205. Springer.
Pintrich, P. R. et al. (1991). A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (mslq). ERIC.
Ricci, F., Rokach, L., and Shapira, B. (2010). Introduction to recommender systems handbook. In Recommender systems handbook, pages 1–35. Springer.
Schraw, G. and Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary educational psychology, 19(4):460–475.
Warr, P. and Downing, J. (2000). Learning strategies, learning anxiety and knowledge acquisition. British journal of Psychology, 91(3):311–333.
Wieringa, R. J. (2014). Design science methodology for information systems and software engineering. Springer.
Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into practice, 41(2):64–70.
Alonso-Tapia, J., Calderón, E. P., and Ruiz, M. A. D. (2014). Development and validity of the emotion and motivation self-regulation questionnaire (emsr-q). The Spanish Journal of Psychology, 17:E55.
Barnard, L., Lan, W. Y., To, Y. M., Paton, V. O., and Lai, S. L. (2009). Measuring self-regulation in online and blended learning environments. Internet and Higher Education, 12(1):1–6.
Broadbent, J., Panadero, E., Lodge, J., and Fuller-Tyszkiewicz, M. (2023). The self-regulation for learning online (srl-o) questionnaire. Metacognition and Learning, 18(1):135–163.
Cosnefroy, L., Fenouillet, F., and Heutte, J. (2020). Construction et validation de l’échelle d’autorégulation des apprentissages en ligne (earel). Canadian Journal of Behavioural Science/Revue canadienne des sciences du comportement, 52(3):255.
Davis, F. D., Bagozzi, R., and Warshaw, P. (1989). Technology acceptance model. J Manag Sci, 35(8):982–1003.
Hidayah, I., Adji, T. B., and Setiawan, N. A. (2019). Development and evaluation of adaptive metacognitive scaffolding for algorithm-learning system. IET Software, 13(5):427–435.
Jansen, R. S., Van Leeuwen, A., Janssen, J., Kester, L., and Kalz, M. (2017). Validation of the self-regulated online learning questionnaire. Journal of computing in higher education, 29(1):6–27.
Kuo, Y.-C., Walker, A. E., Schroder, K. E., and Belland, B. R. (2014). Interaction, internet self-efficacy, and self-regulated learning as predictors of student satisfaction in online education courses. The internet and higher education, 20:35–50.
Neo, A., Moura, J., Araújo, J., Neo, G., Filho, K. G., and Júnior, O. F. (2025a). Framework de cenários baseados em estratégias de autorregulação da aprendizagem para ambientes virtuais de aprendizagem. In Anais do XXXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 1218–1227, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Neo, A., Moura, J. A. B., de Araújo, J. M. F. R., da Silva Neo, G., and Júnior, O. F. (2024a). The use of self-regulation of learning in recommender systems: State-of-the-art and research opportunities. In Proceedings of the 16th International Conference on Computer Supported Education - Volume 2: CSEDU, pages 525–532. INSTICC, SciTePress.
Neo, A. V. B. S., Antão, J., Moura, B., Macêdo, J., Régis, F., and Neo, G. S. (2024b). Modelagem de Autorregulação da Aprendizagem no Ensino Superior: Uma Ferramenta para Automatizar Levantamento de Perfis e Recomendações Personalizadas. (Cbie):58–71.
Neo, A. V. B. S., Antão, J., Moura, B., Macêdo, J., Régis, F., and Neo, G. S. (2024c). NeoAVA: A virtual learning environment for Self-Regulated Learning to be used by students and teachers. XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), pages 1890–1903.
Neo, A. V. B. S., Moura, J., Araújo, J., Neo, G., Filho, K. G., and Júnior, O. F. (2025b). Construção de um instrumento de autorregulação online: Uma abordagem unificada a partir de oito questionários. In Anais do XXXIII Workshop sobre Educação em Computação, pages 1207–1217, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Odilinye, L. and Popowich, F. (2020). Personalized recommender system using learners’ metacognitive reading activities. In Methodologies and Intelligent Systems for Technology Enhanced Learning, 10th International Conference, pages 195–205. Springer.
Pintrich, P. R. et al. (1991). A manual for the use of the motivated strategies for learning questionnaire (mslq). ERIC.
Ricci, F., Rokach, L., and Shapira, B. (2010). Introduction to recommender systems handbook. In Recommender systems handbook, pages 1–35. Springer.
Schraw, G. and Dennison, R. S. (1994). Assessing metacognitive awareness. Contemporary educational psychology, 19(4):460–475.
Warr, P. and Downing, J. (2000). Learning strategies, learning anxiety and knowledge acquisition. British journal of Psychology, 91(3):311–333.
Wieringa, R. J. (2014). Design science methodology for information systems and software engineering. Springer.
Zimmerman, B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory into practice, 41(2):64–70.
Publicado
24/11/2025
Como Citar
NEO, Alana Viana Borges da Silva; MOURA, José Antão Beltrão; ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de; NEO, Giseldo da Silva.
Resultados Emergentes no Desenvolvimento de um Sistema de Recomendação para Aprendizagem Autorregulada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 1825-1833.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12953.
