Computação Desplugada: Um Recurso Para o Estímulo de Habilidades Relacionadas ao Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Resumo Estendido

  • Elaine Cristina Grebogy UFPR
  • Icléia Santos UFPR
  • Marcos Alexandre Castilho UFPR

Resumo


Este estudo investigou o impacto de atividades de Computação Desplugada no desenvolvimento do Pensamento Computacional em estudantes do Ensino Fundamental I. Os pré e pós-testes indicaram incremento de 45% nas habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional, evidenciando a eficácia das intervenções. Para isso, foi desenvolvido um material pedagógico lúdico e concreto que favoreceu o engajamento dos estudantes na proposta. Os achados reforçam a importância de implementar práticas contínuas de Computação Desplugada, alinhadas às diretrizes da BNCC e à Política Nacional de Educação Digital desde os primeiros anos da educação básica.

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Publicado
24/11/2025
GREBOGY, Elaine Cristina; SANTOS, Icléia; CASTILHO, Marcos Alexandre. Computação Desplugada: Um Recurso Para o Estímulo de Habilidades Relacionadas ao Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Resumo Estendido. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 36. , 2025, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 1846-1849. DOI: https://doi.org/10.5753/sbie.2025.12623.