MoLEva: Um Método de Avaliação de Qualidade para Aplicativos Educacionais Móveis

  • Gustavo W. Soad USP
  • Ellen F. Barbosa USP

Resumo


A utilização de aplicativos educacionais móveis vem crescendo continuamente, possibilitando a alunos e professores maior flexibilidade e comodidade na execução de atividades e práticas educacionais. Apesar dos benefícios, a aprendizagem móvel possui problemas e desafios, por exemplo, avaliar adequadamente a qualidade dos aplicativos educacionais desenvolvidos. Nesse contexto, o presente trabalho propõe um método de avaliação de qualidade para aplicativos educacionais móveis. Além disso, também foi conduzido um estudo de caso. A partir dos resultados obtidos, foi possível identificar pontos de melhoria nos aplicativos, além de fornecer uma pontuação que pode ser utilizada como comparativo para a escolha desse tipo de aplicativo.

Referências

Abdurrahman, J., Beer, M., and Crowther, P. (2015). Pedagogical requirements for mobile learning: a review on mobilearn task model. Journal of Interactive Media in Education, 2015(1):1–17.

Acharya, A. and Sinha, D. (2013). Assessing the quality of m-learning systems using ISO/IEC 25010. International Journal of Advanced Computer Research, 3(3).

Barbosa, E. F. (2004). Uma contribuição ao processo de desenvolvimento e modelagem de módulos educacionais. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

Bednarik, R., Gerdt, P., Miraftabi, R., and Tukiainen, M. (2004). Development of the tup model evaluating educational software. In IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies, 2004. Proceedings., pages 699–701.

Boehm, B. W., Brown, J. R., and Lipow, M. (1976). Quantitative evaluation of software quality. In Proceedings of the 2nd international conference on Software engineering, pages 592–605. IEEE Computer Society Press.

Cavano, J. P. and McCall, J. A. (1978). A framework for the measurement of software quality. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, 3(5):133–139.

Duarte Filho, N. F. (2016). Uma contribuição ao estabelecimento de uma arquitetura de referência para ambientes de aprendizagem móvel. PhD thesis, Universidade de São Paulo.

Duarte Filho, N. F. and Barbosa, E. F. (2013a). A contribution to the quality evaluation of mobile learning environments. In Frontiers in Education Conference, 2013 IEEE, pages 379–382.

Duarte Filho, N. F. and Barbosa, E. F. (2013b). A requirements catalog for mobile learning environments. In Proceedings of the 28th Annual ACM Symposium on Applied Computing, SAC ’13, pages 1266– 1271, New York, NY, USA. ACM.

Economides, A. A. (2008). Requirements of mobile learning applications. International Journal of Innovation and Learning, 5(5).

ISO/IEC 14598 (1998). ISO/IEC 14598: Information Technology Evaluation of Software Products. ISO/IEC.

ISO/IEC 25010 (2010). ISO/IEC 25010 Systems and software engineering Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) System and software quality models. Technical report.

ISO/IEC 9126 (2001). ISO/IEC 9126. Software engineering – Product quality. ISO/IEC.

Kearney, M., Schuck, S., Burden, K., and Aubusson, P. (2012). Viewing mobile learning from a pedagogical perspective. Research in Learning Technology, 20(0).

Martinez, M., Azevedo, G., Lopes, S., Pagliuso, P., Colombo, R., Rodrigues, M., and Jino, M. (1999). The software product evaluation database-supporting mede-pros. In Software Engineering Standards, 1999. Proceedings. Fourth IEEE International Symposium and Forum on, pages 182–191.

Nah, K. C., White, P., and Sussex, R. (2008). The potential of using a mobile phone to access the internet for learning efl listening skills within a korean context. ReCALL, 20(03):331–347.

Rubens, N., Kaplan, D., and Okamoto, T. (2014). E-learning 3.0: Anyone, anywhere, anytime, and ai. In New Horizons in Web Based Learning, pages 171–180. Springer.

Sarrab, M., Al-Shihi, H., and Rehman, O. (2013). Exploring major challenges and benefits of m-learning adoption. British Journal of Applied Science & Technology, 3(4):826 – 839.

Sharples, M. (2013). Mobile learning: research, practice and challenges. Distance Education in China, 3(5):5–11.

Soad, G., Filho, N. F. D., and Barbosa, E. F. (2015). Uma contribuição ao estabelecimento de características de qualidade para aplicações educacionais móveis. In XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), pages 165–179.

Soad, G., Filho, N. F. D., and Barbosa, E. F. (2016). Quality evaluation of mobile learning applications. In 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8.

Wexler, S., Brown, J., Metcalf, D., Rogers, D., and Wagner, E. (2008). Mobile learning: What it is, why it matters, and how to incorporate it into your learning strategy. Guild Research.
Publicado
28/08/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SOAD, Gustavo W.; BARBOSA, Ellen F.. MoLEva: Um Método de Avaliação de Qualidade para Aplicativos Educacionais Móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 16. , 2017, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 74-88. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2017.15093.