QPS - Modelo para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software: Resultados Iniciais

  • Ana Regina da Rocha UFRJ
  • Guilherme Horta Travassos UFRJ
  • Gleison Santos UNIRIO
  • Sheila Reinehr PUC-PR

Resumo


A qualidade de um produto de software deve ser vista de forma ampla, considerando-se quatro dimensões importantes: Engenharia de Software, Serviço, Qualidade do Produto e Organizacional. Apesar de existirem normas e modelos que tratem elementos destas dimensões, não há nenhum modelo que avalie produtos de software considerando estas quatro dimensões de uma forma ampla e holística, levando as organizações a lançarem mão de diferentes modelos para garantirem a avaliação de sua diversidade procedimental e organizacional. Este artigo apresenta o modelo QPS, um modelo para avaliação da qualidade de produtos de software, e os primeiros resultados de sua implementação e avaliação em organizações brasileiras.

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QPS (2016) Modelo de Referência para Avaliação de Produtos de Software, versão 1.0, outubro 2016.
Publicado
28/08/2017
DA ROCHA, Ana Regina; TRAVASSOS, Guilherme Horta; SANTOS, Gleison; REINEHR, Sheila. QPS - Modelo para Avaliação da Qualidade de Produtos de Software: Resultados Iniciais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 16. , 2017, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1-15. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2017.15110.