Aprimorando um Jogo para Ensino do Método de Avaliação de Comunicabilidade por Meio de Estudos Experimentais
Resumo
A popularidade dos tablets e smartphones, possibilitou o surgimento de aplicativos cada vez mais interativos. Por esse motivo, o processo de desenvolvimento de software também precisou evoluir para atender às expectativas dos usuários, novos conhecimentos, técnicas e ferramentas que vão além dos métodos da Engenharia de Software. Nesse contexto, a área de Interação Humano-Computador (IHC) traz uma visão inovadora do processo de criação de aplicações em centros de educação tecnológica. No entanto, ensinar IHC não é fácil. Por esse motivo, o uso de novas abordagens de ensino pode ajudar em atividades educacionais mais colaborativas. Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de um dos conceitos importantes da IHC, como a Engenharia Semiótica. O MACteaching utiliza simulação para ensinar o Método de Avaliação da Comunicabilidade (CEM) como forma de incentivar os alunos, criando um ambiente mais dinâmico. Os resultados preliminares mostram uma aceitação significativa ao usar o MACteaching como uma abordagem complementar à educação.
Palavras-chave:
Jogo, Comunicabilidade, Estudos Experimentais
Referências
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Publicado
24/10/2016
Como Citar
BRITO, Ruddá Silva Beltrão; FERNANDES, Martha Silva; QUEIROZ JUNIOR, Wagner; BONIFÁCIO, Bruno A.; FERNANDES, Priscila S..
Aprimorando um Jogo para Ensino do Método de Avaliação de Comunicabilidade por Meio de Estudos Experimentais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 15. , 2016, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2016
.
p. 94-105.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2016.15128.