Aprimorando um Jogo para Ensino do Método de Avaliação de Comunicabilidade por Meio de Estudos Experimentais

  • Ruddá Silva Beltrão Brito UFAM
  • Martha Silva Fernandes IFAM
  • Wagner Queiroz Junior UFAM
  • Bruno A. Bonifácio UFAM
  • Priscila S. Fernandes UFAM

Resumo


A popularidade dos tablets e smartphones, possibilitou o surgimento de aplicativos cada vez mais interativos. Por esse motivo, o processo de desenvolvimento de software também precisou evoluir para atender às expectativas dos usuários, novos conhecimentos, técnicas e ferramentas que vão além dos métodos da Engenharia de Software. Nesse contexto, a área de Interação Humano-Computador (IHC) traz uma visão inovadora do processo de criação de aplicações em centros de educação tecnológica. No entanto, ensinar IHC não é fácil. Por esse motivo, o uso de novas abordagens de ensino pode ajudar em atividades educacionais mais colaborativas. Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de um dos conceitos importantes da IHC, como a Engenharia Semiótica. O MACteaching utiliza simulação para ensinar o Método de Avaliação da Comunicabilidade (CEM) como forma de incentivar os alunos, criando um ambiente mais dinâmico. Os resultados preliminares mostram uma aceitação significativa ao usar o MACteaching como uma abordagem complementar à educação.
Palavras-chave: Jogo, Comunicabilidade, Estudos Experimentais

Referências

Barbosa, J.D.S. Silva, S.B. (2010). Interação Humano Computador. 1ra ed. Elsevier, Rio de Janeiro, 2010, pag 385.

Bim, S.A. Prates, R.O. Silveira, M.S. andWinckler, M. (2011) “Ensino de IHC-Atualizando as Discussões sobre a Experiência Brasileira”. In: Anais do XIX Workshop sobre Educação em Computação (WEI). SBC, Porto Alegre.

Cardoso, L. and Sieckenius, C. (2007). Commest – Uma ferramenta de apoio ao Método de Avaliação de Comunicabilidade. In: III Conferência Latino-Americana de Interação Humano-Computador.

Coutinho, W. Couto, E. Biase, C. Fernandes, P. S. and Bonifacio, B. A. (2015) "Improving na Educational Mobile Application Through Usability Evluation. In: Proceedings of International Technology" In: Education and Development Conference, 2015. Madrid, Spain, v. 1. p. 5812-5820.de Souza, C. S. (2005) The Semiotic Engineering of Human-Computer Interaction. Cambridge, MA: The MIT Press.

Ferreira, B. M.; Rivero, L.; Lopes, A. C.; Marques, A. B.; Conte, T. U. (2014) Apoiando o Ensino de Qualidade de Software: Um Serious Game para o Ensino de Usabilidade. In: Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática VII FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE, 2014, Maceió. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2014). Porto Alegre: SBC, 2014. v. 2. p. 12-21.

Meireles, M.C. and Bonifácio, B. A. (2015) "Uso de Métodos Ágeis e Aprendizagem Baseada em Problema no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência." In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015, Maceió, 2015. p. 180-189.

Mitchell, Alice; Savill-Smith, C. (2004) "The use of computer and video games for learning: A review of the literature." In: Learning and Skills Development Agency (LSDA). pp 1225 San Francisco. 2015.

Prates, R.O and Barbosa, S.D.J. (2007) "Introdução à Teoria e Prática da Interação HumanoComputador fundamentada na Engenharia Semiótica”. In T. Kowaltowski & K. Breitman (orgs) Jornadas de atualização em Informática.

Salgado, C.C.L., Bim, A.S., and Souza, S.C. ( 2006) “Comparação entre os Métodos de Avaliação de Base Cognitiva e Semiótica” Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), pp. 158 167.

Savi, R. and Ribas, V. (2008) "Jogos Digitais Benefícios e Desafios. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. RENOTE, v. 6, n. 1, 2008.

Shimada, H. e Kitajima, M. (2006) "Why Do Illustrations Promote Text Comprehension? Motivation Effect and Elaboration Effect." In: 5th International Conference of the Cognitive Science. Vancouver, British Columbia, Canada.

Sommariva, L. Benitti, F. B.V. and Dalcin, F.S. (2011). “UsabilityGame: jogo simulador para apoio ao ensino de usabilidade”. In: Proceedings of the 10th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems and the 5th Latin American Conference on Human Computer Interaction. Brazilian Computer Society, 2011. p. 61-65.

Valentim, N. M. C.; Rabelo, J.; Silva, W.; Coutinho, W.; Conte, T. (2014). Avaliando a qualidade de um aplicativo web móvel através de um teste de usabilidade: um relato de experiência. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014, Blumenau. XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2014. p. 255-263.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
BRITO, Ruddá Silva Beltrão; FERNANDES, Martha Silva; QUEIROZ JUNIOR, Wagner; BONIFÁCIO, Bruno A.; FERNANDES, Priscila S.. Aprimorando um Jogo para Ensino do Método de Avaliação de Comunicabilidade por Meio de Estudos Experimentais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 15. , 2016, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 94-105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2016.15128.