Implantação de Gerência de Riscos em um Projeto de Software de um Setor Público do MS

  • Maria Istela Cagnin UFMS
  • Bruno de Freitas Monteiro UFMS
  • Rebecca França Alves UFMS
  • Thiago Yudi Fukunaga UFMS
  • Vanessa de Moraes Weber UFMS
  • Débora Maria Barroso Paiva UFMS

Resumo


Muitos projetos de software não obtêm sucesso, pois seus riscos não são gerenciados. Para atender os seus diversos projetos de software uma organização de software deve levar em consideração uma metodologia de Gerência de Riscos que seja dinâmica, efetiva e de rápida aplicação. O objetivo deste artigo é descrever a implantação de uma metodologia de gerência de riscos, chamada RisAgi, em um projeto de software real de um setor público do estado de Mato Grosso do Sul. Após a implantação, foi conduzida uma avaliação e observou-se que a metodologia RisAgi foi fácil de aprender e possibilitou a elaboração de um conjunto mínimo de artefatos suficientes para apoiar a gerência de riscos. Assim, acreditase que a metodologia RisAgi possa ser implantada de maneira satisfatória em outras organizações de software.
Palavras-chave: Gerência, Software, Setor Público

Referências

Beedle, M.; Schwaber, K. (2001) “Agile Software Development With SCRUM”, São Paulo: Pearson, 1.ed.

Chamon, M. A.; Carvalho, T. R. (2003) “Gerenciamento de riscos em projetos espaciais”. In: IV Congresso Ibero-Americano De Gerência de Projetos, São Paulo.

Gonçalves, E. D. (2015) “Riscos em Iniciativas de Melhoria de Processos de Software Baseadas no MR-MPS-SW e no CMMI-DEV: Uma Investigação no Contexto Brasileiro”. Dissertação, UFRJ, 283 páginas.

Grenning, J. (2002) “Planning Poker or How to avoid analysis paralysis while release planning”. Hawthorn Woods: Renaissance Software Consulting, 3.

Islam, S. (2011) “Software development risk management model-a-goal-driven approach”. Thesis, Institute für Informatik, Technische Universität München, Munique.

Laudon, K. C.; Laudon, J. P. (2015) “Sistemas de Informação Gerenciais”, São Paulo: Pearson, 11.ed.

Mendes, H. J. P. S.; Oliveira, S. R. B. (2014) “Uma Proposta de Metodologia para Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software aderente a Modelos e Normas de Qualidade de Processo de Software”. In: XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software do XIII SBQS, Blumenau, SC, p.19-24.

Neto B.; Cardoso P.; Bezerra S. (2013) “Uma Metodologia Ágil para Gestão de Risco em Projetos de Desenvolvimento de Software”, In: WAMPS 2013, Campinas, SP, p. 130-141.

PMI (2012) “Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos Guia PMBOK®”, São Paulo: Saraiva, 5.ed.

Pressman, R. S. (2016) Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional, Porto Alegre: AMGH, 8.ed.

Sommerville, I. (2011) “Engenharia de Software”, São Paulo: Pearson, 9.ed.

Wazlawick, R. (2013) “Engenharia de Software: Conceitos e Práticas”, São Paulo: Campus, 1.ed.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
CAGNIN, Maria Istela; MONTEIRO, Bruno de Freitas; ALVES, Rebecca França; FUKUNAGA, Thiago Yudi; WEBER, Vanessa de Moraes; PAIVA, Débora Maria Barroso. Implantação de Gerência de Riscos em um Projeto de Software de um Setor Público do MS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 15. , 2016, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 302-316. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2016.15142.