Uso de uma abordagem baseada em gamificação para a disseminação da cultura de treinamento em uma empresa de tecnologia da informação: Um relato de experiência

  • Ana Carolina de Sousa Gonçalves Instituto Atlântico / UNIFOR
  • Emanuelle Nogueira Jucá Instituto Atlântico
  • Francisco Dione de Sousa Amancio Instituto Atlântico / UNIFOR

Resumo


O avanço tecnológico alinhado à competitividade de mercado vem fazendo com que empresas busquem formas de aumentar sua produtividade por meio da capacitação e qualificação de seus colaboradores. No entanto, para tal é necessário a participação ativa e motivação dos mesmos. Baseado nisto, este relato de experiência apresenta a aplicação de uma abordagem baseada em gamificação estruturada na forma de uma gincana para disseminar a cultura de treinamentos no corpo funcional e atingir a meta do indicador de treinamentos de uma empresa de tecnologia da informação.
Palavras-chave: gamificação, treinamento em uma empresa, tecnologia da informação

Referências

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2008). “NBR ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos”. ABNT, Rio de Janeiro, Novembro de 2008.

Bajdor, Paula; Dragolea, Larisa (2011). “The gamification as a tool to improve risk management in the enterprise”. In. Annales Universitatis Apulensis: Series Oeconomica, v. 13, n. 2, p. 574, 2011.

Bitencourt, Ricardo Barbosa. (2014) “Experiência de gamificação do ensino na Licenciatura em Computação no Sertão Pernambucano”. In. XIII Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, Porto Alegre, Brasil.

Cavalcante, N., Amancio, F., Juca, E. e Rodrigues, M. (2015). “Uso de Gamificação como Auxílio para Melhoria de Processos: Relato de Experiência”, In: XIV Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Manaus, Brasil.

De melo, Alexandre Altair et al. (2014) “Version Control System Gamification: A proposal to encourage the engagement of developers to collaborate in software projects”. In: International Conference on Social Computing and Social Media. Springer International Publishing, 2014. p. 550-558.

Dubois, D. J.; Tamburrelli, G. (2013) “Understanding Gamification Mechanisms for Software Development.” In: Proceedings of the 2013 9th Joint Meeting on Foundations of Software Engineering. ESEC/FSE 2013. New York, NY, USA

Fernandes, João et al. (2012) “iThink: a game-based approach towards improving collaboration and participation in requirement elicitation.” In. Procedia Computer Science, v. 15, p. 66-77, 2012.

Fuggetta, A., (2000), “Software Process: A Roadmap”. In: Proceedings of the Conference on The Future of Software Engineering. ICSE ’00. New York, NY, USA: ACM, p. 25–34.

International Organization For Standardization/ International Electrotechnical Comission (2008). “ISO/IEC 12207 Systems and software engineering – Software life cycle processes”, In. Geneve.

Neeli, Basanth Kumar. (2012) “A method to engage employees using gamification in BPO industry”; In. Services in Emerging Markets (ICSEM), Third International Conference On.

SEI (2010). “CMMI for Development, Version 1.3”. Technical Report CMU/SEI-2010TR-033. Software Engineering Institute Carnegie Mellon University.

Softex (2016). “MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas”, SOFTEX, Agosto.

Wood Jr., T.; Picarelli Filho, V. (2004). “Remuneração e carreira por habilidades e por competências: preparando a organização para a era das empresas de conhecimento intensivo”. 3. ed. São Paulo: Atlas.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Ana Carolina de Sousa; JUCÁ, Emanuelle Nogueira; AMANCIO, Francisco Dione de Sousa. Uso de uma abordagem baseada em gamificação para a disseminação da cultura de treinamento em uma empresa de tecnologia da informação: Um relato de experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 15. , 2016, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 362-373. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2016.15146.