O Ensino Integrado de Gestão de Qualidade de Software e Engenharia de Software Aplicada como Modelo de Educação Interdisciplinar: Um Relato de Experiência no Ensino de Graduação

  • Yuska P. C. Aguiar UFPB
  • Juliana Saraiva UFPB
  • Jorge Dias UFPB
  • Yuri Malheiros UFPB

Resumo


O processo ensino-aprendizagem de disciplinas relacionadas à Qualidade de Software pode ser dificultado pela natureza abstrata dos conceitos ensinados. Este artigo apresenta o relato de experiência da aplicação de uma abordagem interdisciplinar entre as disciplinas de Gestão de Qualidade de Software (GQS) e Engenharia de Software Aplicada (ESA), onde os processos, projetos e produtos desenvolvidos na disciplina de ESA foram avaliados pelos alunos de GQS. Foram envolvidos 38 alunos avaliando 5 projetos reais. Com adoção desse modelo, foi possível observar uma melhor compreensão do conteúdo pelos alunos, a aprovação do método de ensino e o melhor preparo dos alunos para o mercado da indústria de software.
Palavras-chave: Ensino Integrado, Qualidade de Software, Educação Interdisciplinar

Referências

Gnatz, M. and Kof, L. and Prilmeier, F. and Seifert, T. (2003). A Practical Approach of Teaching Software Engineering. 16th Conference on Software Engineering Education and Training (pp. 120 128). IEEE.

Suryn, W. (2003). Thoughts on Teaching Software Quality Engineering. 8th Annual INSPIRE Conference. April: INSPIRE.

Thompson, J., and Edwards, H. (2000). How to Teach Practical Software Quality Assurance An Experience Report. First Asia-Pacific Conference on Quality Software (pp. 181 187). Hong Kong: IEEE.

Wermelinger, M. and Hall, J. and Rapanotti, L. and Barroca, L. and Ramage, M. and Bandara, A. (2015). Teaching software systems thinking at The Open University. Joint Software Engineering Education and Training Conference (pp. 18-22). Florence: IEEE.

Basili, V. R. and Weiss, D. M. (1984). A Methodology for Collecting Valid Software Engineering Data. IEEE Trans. Software Eng., [S.l.], v.10, n.6, p.728–738, 1984.
Publicado
17/08/2015
Como Citar

Selecione um Formato
AGUIAR, Yuska P. C.; SARAIVA, Juliana; DIAS, Jorge; MALHEIROS, Yuri. O Ensino Integrado de Gestão de Qualidade de Software e Engenharia de Software Aplicada como Modelo de Educação Interdisciplinar: Um Relato de Experiência no Ensino de Graduação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 14. , 2015, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 252-259. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2015.15230.