Uso de gamificação como auxílio para melhoria de processos: relato de experiência
Resumo
Este artigo relata a experiência da utilização de práticas de gamificação em uma empresa de desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação, que tem como meta maximizar o atendimento de objetivos estratégicos por meio da melhoria dos processos. Com base na análise do contexto da organização um campeonato foi estruturado para tratar objetivos estratégicos relacionados à operação. O uso das práticas de gamificação resultou em um crescimento da motivação, engajamento e integração entre os colaboradores e contribuiu para o aumento da aderência aos processos organizacionais em 40% e na capacitação dos colaboradores em 214%.
Palavras-chave:
gamificação, auxílio, melhoria de processos
Referências
FUGGETTA, A., 2000, “Software Process: A Roadmap”. In: Proceedings of the Conference on The Future of Software Engineering. ICSE ’00. New York, NY, USA: ACM, p. 25–34.
ISO/IEC-12207, 2008, "Systems and Software Engineering Software Life Cycle Process", The International Organization for Standardization and the International Electrotechnical Commission, v. ISO/IEC 12207, Genebra, Suíça.
DUBOIS, D. J.; TAMBURRELLI, G. “Understanding Gamification Mechanisms for Software Development.” In: Proceedings of the 2013 9th Joint Meeting on Foundations of Software Engineering. ESEC/FSE 2013. New York, NY, USA: ACM, p. 659–662.
NG, Pan-Wei. Software Process Improvement and Gaming using Essence: An Industrial Experience. Journal of Industrial and Intelligent Information Vol, v. 2, n. 1, 2014.
ISO/IEC-12207, 2008, "Systems and Software Engineering Software Life Cycle Process", The International Organization for Standardization and the International Electrotechnical Commission, v. ISO/IEC 12207, Genebra, Suíça.
DUBOIS, D. J.; TAMBURRELLI, G. “Understanding Gamification Mechanisms for Software Development.” In: Proceedings of the 2013 9th Joint Meeting on Foundations of Software Engineering. ESEC/FSE 2013. New York, NY, USA: ACM, p. 659–662.
NG, Pan-Wei. Software Process Improvement and Gaming using Essence: An Industrial Experience. Journal of Industrial and Intelligent Information Vol, v. 2, n. 1, 2014.
Publicado
17/08/2015
Como Citar
CAVALCANTE, Niedja; AMÂNCIO, Francisco Dione de Sousa; JUCÁ, Emanuelle Nogueira; RODRIGUES, Morgana Viana.
Uso de gamificação como auxílio para melhoria de processos: relato de experiência. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 14. , 2015, Manaus.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2015
.
p. 268-275.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2015.15232.