A Percepção de uma Equipe sobre o Processo de Gerência de Configuração em Relação ao MPS.BR Nível F: Um Estudo de Caso

  • José Jorge L. Dias Jr. UFPB
  • Arkjoaquitonyo E. da Silva UFPB
  • Fernanda N. M. Dias UFPB

Resumo


A gerência de configuração (GCO) é um dos processos exigidos para se atingir a maturidade do nível F do MPS.BR. Empresas que desejam atingir este nível de maturidade definem o processo e o controlam para que esse seja utilizado de maneira efetiva. Entretanto, é importante entender as percepções da equipe em relação ao uso do processo. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso, apoiado por metodologia qualitativa, para analisar as percepções de uma equipe em relação aos resultados esperados do processo de GCO do MPS.BR e verificar se estas percepções refletem os resultados das auditorias realizadas.
Palavras-chave: Processo, Gerência de Configuração, Percepção

Referências

Fernandes, J. M. (2011). "Metodologia para a Implantação da Gerência de Configuração de Software em Empresas de Médio Porte". Rio de Janeiro, 130p. Universidade Estadual do Ceará, Mestrado Profissional em Computação Aplicada.

Strauss, A., Corbin, J. (1998). "Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory". 2 ed. London, SAGE Publications.

Triviños, A. N. S. (1987). "Introduçao a pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educaçao". Sao Paulo: Atlas.

Yin, R. K. (2010) “Estudo de caso: planejamento e métodos” 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 248p; 23cm.

SOFTEX (2012). “Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral”. Softex. Disponível em: http://www.softex.br/wpcontent/uploads/2013/07/MPS.BR_Guia_Geral_Software_20121.pdf.

Menolli, A. et al. (2011). “Praticas do Modelo MPS em Fabricas de Software: um estudo exploratorio sobre as percepções dos gerentes de projeto”. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, 2011, Curitiba.

Dos Santos, V. et al. (2011). “Programas de Melhoria de Processo de Software – Uma pesquisa sobre a influência dos aspectos humanos”. In: Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software, Curitiba.
Publicado
04/08/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS JR., José Jorge L.; DA SILVA, Arkjoaquitonyo E.; DIAS, Fernanda N. M.. A Percepção de uma Equipe sobre o Processo de Gerência de Configuração em Relação ao MPS.BR Nível F: Um Estudo de Caso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 13. , 2014, Blumenau. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 288-295. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2014.15262.