MPVerde – Modelo de Referência para Aplicação de Processos Verdes em Organizações de Software

  • Liliane Frez UNIVALI
  • Marcello Thiry UNIVALI
  • Alessandra Zoucas UNIVALI

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de referência para apoiar a implementação de processos e práticas verdes em organizações de desenvolvimento de software. O modelo proposto é estruturado em níveis de capacidade e maturidade, tendo sido desenvolvido com base em conceitos e práticas da TI verde. A preocupação com o meio ambiente traz um diferencial de mercado importante para estas organizações e pode proporcionar um ambiente organizacional que estimula o crescimento individual dos seus profissionais. Este trabalho apresenta ainda o resultado de avaliações do modelo em três organizações de desenvolvimento de software.
Palavras-chave: MPVerde, Organizações de Software, Preocupação com Meio Ambiente

Referências

ABNT: NBR ISO/IEC 12207: Engenharia de sistemas e software – Processos de ciclo de vida de software, 2009.

ABNT: NBR ISO 14001: Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso, 2004.

ABNT: NBR ISO/IEC 15504 – Tecnologia de Informação – Avaliação de Processo, Parte 1 a Parte 5, Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2008.

BOOCH, G.; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML – Guia do Usuário. Editora Campus, 2006.

DONNELLAN, B; SHERIDAN, C.; CURRY, E. A Capability Maturity Framework for Sustainable Information and Communication Technology. Publicação: IEEE, 2011.

DUBEY, S.; HEFLEY, W.E. Greening ITIL: Expanding the ITIL Lifecycle for Green IT. University of Pittsburgh. Publicação: IEEE, 2011.

GONÇALVES, M.B.; JÚNIOR, O.Z. Um Modelo de Referência para Desenvolvimento de Software Sustentável. Trabalho de conclusão de cursos, UFMS, 2009.

HARMON, R. R.; DAIM, T.; RAFFO, D. Roadmapping the future of sustainable IT. Publicação: IEEE, 2010.

IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Sustentabilidade Ambiental no Brasil: biodiversidade, economia e bem-estar humano, livro 7. Apoio: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Governo Federal. Brasília, 2010.

IEEE. Standard Glossary of Software Engineering Terminology. Publicação: IEEE, 1990.

JOHANN, et al. Sustainable Development, Sustainable Software, and Sustainable Software Engineering. Publicação: IEEE, 2011.

LAVILLE, E. A Empresa Verde. Editora Ote, 2009.

MURUGESAN, San. Harnessing Green IT: Principles and Practices. Publicação: IEEE Computer Society, Vol. 10, p. 24-33, Janeiro/Fevereiro 2008.

PEREIRA, R. R. Sustentabilidade - Tecnologia da Informação Verde: um guia para empresas. Florianópolis – SC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 2010.

SAHIN, et al. Towards Power Reduction Through Improved Software Design. Publicação: IEEE, 2012.

SALVIANO, C. F. Uma proposta orientada a perfis de capacidade de processo para evolução da melhoria de processo de software. Tese de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação. 2006.

SEI, Software Engineering Institute. CMMI for Development: Version 1.3: CMMI-DEV. USA: 2010.

SHENOY, S.S; EERATTA, R. Green Software Development Model. Publicação: IEEE, 2011.

SOFTEX. MR-MPS – Melhoria de Processo do Software Brasileiro, Guia Geral: Versão 2011. Brasília: Softex, 2011.

TACHIZAWA, T.; POZO, H. Monitoramento do Passivo Socioambiental com o Suporte da Tecnologia da Informação. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas da Informação, São Paulo, v. 7, 2010.

ZOUCAS, Alessandra C. Um Framework de Métodos para o Desenvolvimento de Modelos de Capacidade de Processo. Dissertação de Mestrado pela Universidade do Vale do Itajaí, 2010.
Publicado
01/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
FREZ, Liliane; THIRY, Marcello; ZOUCAS, Alessandra. MPVerde – Modelo de Referência para Aplicação de Processos Verdes em Organizações de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 12. , 2013, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 223-237. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2013.15285.