Proposta de Planejamento de Medições em Projetos de Software Utilizando uma Ferramenta de Modelagem

  • Fabrício M. da Silva UNISINOS
  • Odisnei Galarraga UNISINOS / SWProcess

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de documentação de todos os componentes envolvidos no planejamento de medições em uma empresa de software, por meio de representações gráficas que cobrem os vários níveis de abstração desses componentes, utilizando uma ferramenta de modelagem. A documentação gerada engloba ainda um Plano de Medições, e foi disponibilizada em um formato navegável na intranet da empresa, servindo como importante forma de comunicação do planejamento das medições a todos os interessados.
Palavras-chave: Planejamento de Medições, Utilização de Ferramenta de Modelagem, Projeto de Software

Referências

Jones, C. et al. Practical Software and Systems Measurement: A Foundation for Objective Project Management. Department of Defense and US Army, 2003.

Basili, V.R.; Caldiera, G; Rombach, H.D. The Goal Question Metric Approach

Goethert, W.; Siviy, J. Applications of the Indicator Template for Measurement and Analysis. Pittsburgh: Carnegie Mellon University, 2004.

Rocha, A.R.C.; Souza, G.S. Guia de Implementação – Parte 2: Fundamentação para Implementação do nível F do MR-MPS. SOFTEX, 2011.

Chrissis, M.B. et al. CMMI for Development – Guideline for Process Integration and Product Improvement. 2011.

Berry, S.; Thomas R. – Use SMART Objectives To Focus Goals, Plans and Performance. 2008.
Publicado
01/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Fabrício M.; GALARRAGA, Odisnei. Proposta de Planejamento de Medições em Projetos de Software Utilizando uma Ferramenta de Modelagem. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 12. , 2013, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 310-317. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2013.15294.