Definição de Processos Reutilizáveis para Projetos com Aquisição

  • Fabrício Souto Cardoso UFRJ / ELETROBRAS
  • Ana Regina Rocha UFRJ

Resumo


Podemos encontrar na literatura pesquisas que demonstram o alto grau de insucesso, riscos e problemas advindos do modelo de aquisição em projetos de desenvolvimento de software. Este trabalho tem como objetivo apresentar, em linhas gerais, a abordagem utilizada durante a definição de componentes de processo reutilizáveis, construídos utilizando características presentes em organizações que possuem projetos de desenvolvimento de software com aquisição, os quais foram disponibilizados em uma Biblioteca de Componentes Reutilizáveis de Processos. Dessa forma, espera-se facilitar a definição de processos em organizações públicas ou privadas que adquirem software, diminuindo o custo e o esforço associado a essa atividade.
Palavras-chave: Processos Reutilizáveis, Projetos com Aquisição, Facilitação da Definição de Processos

Referências

Barreto, A.S. (2011) "Uma Abordagem para Definição de Processos Baseada em Reutilização Visando à Alta Maturidade em Processos", Tese de D.Sc., Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação - PESC/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro.

Cardoso, F.S. (2012) "Definição de Processos Reutilizáveis para Projetos com Aquisição", Dissertação de M.Sc., Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação - PESC/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Rio de Janeiro.

Costa, H.R. (2011) "Apoio à Seleção de Portfólio de Projetos de Software Baseado na Moderna Teoria do Portfólio", Tese de D.Sc., Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação - PESC/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro.

Khan, S.U., Niazi, M., Ahmad, R. (2009) "Critical barriers for offshore software development outsourcing vendors: A systematic literature review". In: 16th Asia-Pacific Software Engineering Conference, APSEC 2009, December 1, 2009 - December 3, 2009, pp. 79-86, Penang, Malaysia.

Nunes, E.D. (2011) "Definição de Processos de Aquisição de Software para Reutilização", Dissertação de M.Sc., Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação - PESC/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Rio de Janeiro.

PMI (2008) "The Standard for Portfolio Management: Second Edition", Newtown Square, Project Management Institute - PMI.

Rocha, A.R., Santos, G., Barcellos, M.P. (2012) "Medição de Software e Controle Estatístico de Processos", Publicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, 2012.

SEI (2010) "CMMI® for Acquisition", Software Engineering Institute, Version 1.3, CMU/SEI-2010-TR-032.

Softex (2011) "Guia de Implementação – Parte 8: Implementação do MR-MPS:2011 (Níveis G a A) em organizações que adquirem software".

TCU (2010) "Nota Técnica SEFTI/TCU no 05, de 30 de abril de 2010. Condições em que há possibilidade de exigência da demonstração de qualidade de processo em contratações de serviços de software, a exemplo de CMMI e MPS.BR.", Tribunal de Contas da União, Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação - Sefti, Brasília.

Vargas, R.V. (2010) "Utilizando a Programação Multicritério (Analytic Hierarchy Process - AHP) para Selecionar e Priorizar Projetos na Gestão de Portfólio", PMI Global Congress 2010 - North America - Washington - DC - EUA - 2010.
Publicado
01/07/2013
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Fabrício Souto; ROCHA, Ana Regina. Definição de Processos Reutilizáveis para Projetos com Aquisição. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 12. , 2013, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 381-395. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2013.15301.