Avaliação da Aprendizagem em Experimentos com Jogo Educativo de Engenharia de Requisitos

  • Rafael Q. Gonçalves UNIVALI
  • Marcello Thiry UNIVALI
  • Alessandra Zoucas UNIVALI

Resumo


A Engenharia de Requisitos tem sido apontada como a origem das principais causas na falha de projetos de software em empresas. Isto vem ocorrendo, entre outros motivos, porque parte dos estudantes entra no mercado de trabalho sem a experiência necessária para exercer a função de analista de requisitos. Como consequência, projetos podem não atender as expectativas do cliente, uma vez que falta a aplicação de boas práticas da Engenharia de Requisitos. O objetivo deste trabalho é avaliar empiricamente a aprendizagem de Engenharia de Requisitos por meio de aplicações de um jogo educacional. A avaliação é apresentada a partir de dois experimentos com alunos de curso superior, indicando que o uso de jogos educativos pode contribuir para a aprendizagem de Engenharia de Requisitos.
Palavras-chave: Aprendizagem em Experimentos, Jogo Educativo, Engenharia de Requisitos

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Publicado
06/06/2011
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GONÇALVES, Rafael Q.; THIRY, Marcello; ZOUCAS, Alessandra. Avaliação da Aprendizagem em Experimentos com Jogo Educativo de Engenharia de Requisitos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 10. , 2011, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 215-229. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2011.15397.