Avaliação da Aprendizagem em Experimentos com Jogo Educativo de Engenharia de Requisitos
Resumo
A Engenharia de Requisitos tem sido apontada como a origem das principais causas na falha de projetos de software em empresas. Isto vem ocorrendo, entre outros motivos, porque parte dos estudantes entra no mercado de trabalho sem a experiência necessária para exercer a função de analista de requisitos. Como consequência, projetos podem não atender as expectativas do cliente, uma vez que falta a aplicação de boas práticas da Engenharia de Requisitos. O objetivo deste trabalho é avaliar empiricamente a aprendizagem de Engenharia de Requisitos por meio de aplicações de um jogo educacional. A avaliação é apresentada a partir de dois experimentos com alunos de curso superior, indicando que o uso de jogos educativos pode contribuir para a aprendizagem de Engenharia de Requisitos.
Palavras-chave:
Aprendizagem em Experimentos, Jogo Educativo, Engenharia de Requisitos
Referências
Alexander, M. and Beatty, J. “Effective Design and Use of Requirements Engineering Training Games”. REET, 2008.
Anderson, L. W. “Rethinking Bloom‟s Taxonomy: implication for testing and assessment”. Columbia: University of South Carolina, 1999. (Report n. MF01/PC01).
El-shamy, S. “Training Games: Everything You need to Know About Using Games to Reinforce Learning”. Stylus Publishing, Sterling, VA, 2001.
Ferguson, R. and Lami, G. “An Empirical Study on The Relationship Between Defective Requirements and Test Failures”. 30th IEEE, 2006.
Fernandes, M., Machado, R. and Seidman, S. “A Requirements Enginerring and Management Training Course for Software Development Professionals”. 22th Conference on Software Engineering Education and Training, 2009.
Goncalves, R. Q. and Thiry, M. “Development of a game to support the teaching of requirements engineering: The Requirements Island”. In: IX SBGames, 2010, Florianópolis, SC. SBC - Proceedings of SBGames 2010. Porto Alegre, RS : SBC, 2010. p. 358-361.
Greeno, J., Collins, A. and Resnick, L. “Cognition and learning”. Macmillan, New York ,1996.
Knauss, E., Schneider, K. and Stapel, K. “A Game for taking requirements engineering more seriously”. Third International Workshop on Multimedia and Enjoyable Requirements Engineering (MERE 08), Spain, Barcelona, 2008.
Kochanski, D., Wangenheim, C. and Thiry, M. “Empirical evaluation of an educational game on software measurement”. Empirical Software Engineering. 2009.
Levin, J. and Fox, J. “Elementary Statistics in Social Research”. Allyn & Bacon, 2006
Romero, M., Vizcaíno, A. and Piattini, M. “A Simulator for Education and Training in Global Requirements Engineering: a Work in Progress”. Eighth IEEE International Conference on Volume, 2008.
Smith, R. and Gotel O. “RE-O-Poly: A Customizable Game to Introduce and Reinforce Requirements Engineering Good Practices”. Departament of Computer Science, Pace University, New York, 2008.
Soares, A. “Introdução, Identificação e Análise em Engenharia de Requisitos”. 2005.
Sommerville, I. “Engenharia de Software ”. PEARSON Addison Wesley, vol. 8, 2007.
Sommerville, I. and Kotonya G. “Requirements Engineering: Processes and Techniques”. 1998.
Thiry, M., Zoucas, A. and Goncalves, R. Q. "Promovendo a Aprendizagem de Engenharia de Requisitos de Software Através de um Jogo Educativo" In: SBIE´10 21o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, ISSN: 2176-4301, João Pessoa - PB, 23 a 26 de Novembro de 2010
Thiry, M., Zoucas, A., Goncalves, R. Q. and Salviano C. “Aplicação de jogos educativos para aprendizagem em melhoria de processo e Engenharia de Software ”. In: Workshop Anual do MPS, 2010, Campinas, SP. Anais do VI WAMPS 2010. Campinas, SP : Softex, 2010. v. 1. p. 118-127.
Anderson, L. W. “Rethinking Bloom‟s Taxonomy: implication for testing and assessment”. Columbia: University of South Carolina, 1999. (Report n. MF01/PC01).
El-shamy, S. “Training Games: Everything You need to Know About Using Games to Reinforce Learning”. Stylus Publishing, Sterling, VA, 2001.
Ferguson, R. and Lami, G. “An Empirical Study on The Relationship Between Defective Requirements and Test Failures”. 30th IEEE, 2006.
Fernandes, M., Machado, R. and Seidman, S. “A Requirements Enginerring and Management Training Course for Software Development Professionals”. 22th Conference on Software Engineering Education and Training, 2009.
Goncalves, R. Q. and Thiry, M. “Development of a game to support the teaching of requirements engineering: The Requirements Island”. In: IX SBGames, 2010, Florianópolis, SC. SBC - Proceedings of SBGames 2010. Porto Alegre, RS : SBC, 2010. p. 358-361.
Greeno, J., Collins, A. and Resnick, L. “Cognition and learning”. Macmillan, New York ,1996.
Knauss, E., Schneider, K. and Stapel, K. “A Game for taking requirements engineering more seriously”. Third International Workshop on Multimedia and Enjoyable Requirements Engineering (MERE 08), Spain, Barcelona, 2008.
Kochanski, D., Wangenheim, C. and Thiry, M. “Empirical evaluation of an educational game on software measurement”. Empirical Software Engineering. 2009.
Levin, J. and Fox, J. “Elementary Statistics in Social Research”. Allyn & Bacon, 2006
Romero, M., Vizcaíno, A. and Piattini, M. “A Simulator for Education and Training in Global Requirements Engineering: a Work in Progress”. Eighth IEEE International Conference on Volume, 2008.
Smith, R. and Gotel O. “RE-O-Poly: A Customizable Game to Introduce and Reinforce Requirements Engineering Good Practices”. Departament of Computer Science, Pace University, New York, 2008.
Soares, A. “Introdução, Identificação e Análise em Engenharia de Requisitos”. 2005.
Sommerville, I. “Engenharia de Software ”. PEARSON Addison Wesley, vol. 8, 2007.
Sommerville, I. and Kotonya G. “Requirements Engineering: Processes and Techniques”. 1998.
Thiry, M., Zoucas, A. and Goncalves, R. Q. "Promovendo a Aprendizagem de Engenharia de Requisitos de Software Através de um Jogo Educativo" In: SBIE´10 21o SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, ISSN: 2176-4301, João Pessoa - PB, 23 a 26 de Novembro de 2010
Thiry, M., Zoucas, A., Goncalves, R. Q. and Salviano C. “Aplicação de jogos educativos para aprendizagem em melhoria de processo e Engenharia de Software ”. In: Workshop Anual do MPS, 2010, Campinas, SP. Anais do VI WAMPS 2010. Campinas, SP : Softex, 2010. v. 1. p. 118-127.
Publicado
06/06/2011
Como Citar
GONÇALVES, Rafael Q.; THIRY, Marcello; ZOUCAS, Alessandra.
Avaliação da Aprendizagem em Experimentos com Jogo Educativo de Engenharia de Requisitos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 10. , 2011, Curitiba.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 215-229.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2011.15397.