Uma Abordagem de Estimativa de Software Baseada em Produtividade por Categoria de Caso de Uso

  • Paula Franklin Chaves de Sousa E-NOVAR Soluções Tecnológicas Ltda
  • Fabio Pinheiro Abreu UNIFOR / E-NOVAR Soluções Tecnológicas Ltda

Resumo


A estimativa de software é um dos maiores desafios para contratantes e fornecedores de TI. A técnica de ponto de caso de uso (PCU) é uma técnica bastante utilizada na estimativa de softwares cujo desenvolvimento se baseia em casos de uso e orientação a objetos. Nessa técnica, a estimativa de tamanho é realizada obtendo-se a ponderação de atores, casos de uso, fatores técnicos e fatores ambientais. A estimativa de esforço é obtida a partir da multiplicação do tamanho do projeto pela produtividade média da organização. Entretanto, casos de uso podem ter complexidades semelhantes, mas requerem diferentes esforços para desenvolvimento. Este artigo apresenta uma abordagem para estimativa de software baseada em produtividades por categorias de casos de uso e os benefícios dessa abordagem na melhoria do processo de estimativa de software.
Palavras-chave: Estimativa de Software, Produtividade, Caso de Uso

Referências

HEIMBERG, V., GRAHL E.A., 2005, Estudo de Caso de Aplicação da Métrica de pontos de Caso de Uso numa Empresa de Software, XIV Seminário de Computação – SEMINCO, Outubro

YIN, R.K., 2001, Estudo de caso: planejamento e métodos, 2ª.edição, Bookman, Porto Alegre, Brasil.

DeMARCO, T. Controle de Projetos de Software. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1991

VAZQUEZ, C. E., SIMÕES, G. S., ALBERT, R. M., Análise de Pontos de Função – Medição, Estimativas e Gerenciamento de Projetos de Software. 3ª. edição. São Paulo: Editora Érica, 2005

MONTEIRO, T.C., 2005, Pontos de Caso de Uso Técnico (TUCP): Uma Extensão da UCP. Dissertação de Mestrado, Universidade de Fortaleza.

PEREIRA R., TAIT T.F.C., CASTRO C.Y.H., TRINDADE D.F.G., SILVA J.V., 2007, Estimativas de Software: O Estudo de uma Aplicação Prática Utilizando a Técnica de Use Case Points, Departamento de Informática, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil.

RIBU K, 2001, Estimating Object-Oriented Software Projects with Use Cases.
Publicado
06/06/2011
Como Citar

Selecione um Formato
SOUSA, Paula Franklin Chaves de; ABREU, Fabio Pinheiro. Uma Abordagem de Estimativa de Software Baseada em Produtividade por Categoria de Caso de Uso. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 10. , 2011, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 361-368. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2011.15407.