Expert Mentoring: Assistente inteligente para esclarecimento de dúvidas sobre a determinação de evidências objetivas requeridas na avaliação MPS.BR

  • Lívia Maria Omena da Silva UFAL
  • Rodrigo de Barros Paes UFAL
  • Evandro de Barros Costa UFAL

Resumo


Este artigo apresenta um assistente inteligente, chamado Expert Mentoring, cujo objetivo é apoiar gerentes responsáveis pelos processos de GPR e GRE na alocação de evidências objetivas, que sejam mais adequadas para a comprovação dos resultados contidos na Planilha de Indicadores utilizada na avaliação MPS.BR. Pretende-se com este assistente, reproduzir o comportamento do implementador ao simular a resolução de problemas de interpretação dos resultados que ocorrem durante o preenchimento da planilha. Porém, não se pretende substituir o implementador e, sim, apoiá-lo no esclarecimento destas dúvidas. Espera-se que esta ferramenta possa ser útil às organizações que serão submetidas à avaliação de processos.
Palavras-chave: Assistente inteligente, determinação de evidências, Expert Mentoring

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Publicado
06/06/2011
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SILVA, Lívia Maria Omena da; PAES, Rodrigo de Barros; COSTA, Evandro de Barros. Expert Mentoring: Assistente inteligente para esclarecimento de dúvidas sobre a determinação de evidências objetivas requeridas na avaliação MPS.BR . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 10. , 2011, Curitiba. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 393-400. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2011.15411.