Priorização de Testes de Software: Uma Abordagem Orientada ao Cliente

  • Káthia Marçal de Oliveira UCB
  • Fabiano Mariath D’Oliveira UCB
  • Adelaide Figueiredo UCB

Resumo


A atividade de teste de software possui importância fundamental no ciclo de desenvolvimento de sistemas, podendo ter um custo de até cinco vezes mais que todas as outras atividades juntas. Vários fatores como a diversidade de técnicas, o tempo destinado a essa atividade e a necessidade de atender a requisitos do cliente; devem ser analisados em conjunto de forma a realizar testes de forma mais eficaz. Este artigo propõe uma abordagem de priorização de testes de software com foco nas exigências de qualidade do cliente para a realização de testes nos momentos que antecedem a entrega do produto final ao cliente. O modelo de referência utilizado para classificar as necessidades de qualidade do cliente é a norma ISO/IEC 9126 que, agregado ao método de Desdobramento da Função Qualidade estabelece os relacionamentos entre as necessidades de qualidade e as técnicas de teste, permitindo que o esforço da atividade de testes possa ser otimizado.
Palavras-chave: Testes de Software, Qualidade do Produto de Software

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Publicado
02/09/2003
DE OLIVEIRA, Káthia Marçal; D’OLIVEIRA, Fabiano Mariath; FIGUEIREDO, Adelaide. Priorização de Testes de Software: Uma Abordagem Orientada ao Cliente. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE SOFTWARE (SBQS), 2. , 2003, Fortaleza. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2003 . p. 194-208. DOI: https://doi.org/10.5753/sbqs.2003.15701.