Um Modelo de Largura de Banda Flexível para Redes de Rádios Cognitivos Baseadas em Prioridade

  • Marcos R. M. Falcão Falcão
  • Andson M. Balieiro Balieiro
  • Kelvin L. Dias

Resumo


Modelos de Redes de Rádios Cognitivos (RRCs) compostos por duas prioridades: usuários primários (Ups) e secundários (Uss), não possibilitam a análise de Uss com diferentes requisitos de Qualidade de Serviço (QoS).
Recentemente, modelos com três classes de prioridades têm sido propostos, mas limitados na relação de largura de banda (BW) entre as classes. Este artigo propõe um modelo baseado em Cadeia de Markov de Tempo Contínuo (CMTC) e flexível na BW para RRCs com três níveis de prioridade. As probabilidades de bloqueio e terminação forçada dos USs são avaliadas e os resultadosmostram que não somente a priorização influencia no desempenho da RRC, mas também a disposição de BW configurada nas classes.
Publicado
19/05/2017
Como Citar

Selecione um Formato
FALCÃO, Marcos R. M. Falcão; BALIEIRO, Andson M. Balieiro; DIAS, Kelvin L.. Um Modelo de Largura de Banda Flexível para Redes de Rádios Cognitivos Baseadas em Prioridade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 35. , 2017, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2177-9384.