Proteção de Redes Ópticas Elá sticas com Multiplexação Espacial Baseada em Modulação, p-Cycle FIPP e Interferência Mínima

  • Helder M. N. da S. Oliveira
  • Nelson L. S. da Fonseca

Resumo


O tráfego de redes tem crescido a uma taxa exponencial e esta tendência exigirá das redes do futuro grande capacidade, menor consumo de energia e técnicas de proteções eficientes. Os algoritmos de roteamento e atribuição de espectro, com modulação adaptativa para redes ópticas elásticas, têm sido investigado como esquemas para proteger o tráfego contra falhas de rede. Entretanto, não foi ainda estudado para redes ópticas elásticas usando multiplexação por divisão espacial (SDM). Este artigo introduz um novo algoritmo para fornecer proteção de caminho, utilizando p-cycle, interferência mínima e modulação para redes ópticas elásticas com multiplexação por divisão espacial. O desempenho do algoritmo proposto é comparado com os algoritmos existentes na literatura. Os resultados indicam que o algoritmo proposto fornece 100% de proteção para falhas individuais sob baixa sobrecarga.
Publicado
19/05/2017
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Helder M. N. da S.; FONSECA, Nelson L. S. da. Proteção de Redes Ópticas Elá sticas com Multiplexação Espacial Baseada em Modulação, p-Cycle FIPP e Interferência Mínima. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 35. , 2017, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2177-9384.