Despachador de Simulações Tolerante a Falhas

  • Matheus Sarmento UnB
  • Lucas Costa UnB
  • Kaio Silva UnB
  • André Drummond UnB

Resumo


Aplicações científicas podem exigir bastante recurso computacional para que os resultados sejam alcançados. Compreender e comprovar resultados científicos implicam na realização de análises estatísticas apropriadas. Para isso, pesquisadores normalmente necessitam realizar diversas simulações, analisando corretamente as diferenças obtidas em cada replicação. Em alguns cenários, esta situação torna a realização da pesquisa um processo oneroso. A automação deste processo implica na economia do tempo gasto tanto em configuração, quanto em possíveis erros humanos na análise dos dados. Como forma de superar tais desafios, este trabalho propõe um sistema de automação para o despacho de simulações com análises estatísticas dos dados. Além disso, o sistema proposto disponibiliza os recursos computacionais de forma distribuída e auxilia a organização de tarefas em um sistema distribuído, com o balanceamento de carga e com tolerância a falhas. São apresentados exemplos de execução do despachador através de uma interface intuitiva para gerenciamento do sistema e a exibição e exportação dos resultados.

Referências

Costa, L. R., de Sousa, L. S., Rodopoulos, F., Silva, K., Júnior, P. J. S., and Drummond, A. C. (2016). ONS: Simulador de Eventos Discretos para Redes íOpticas WDM/EON. In SBRC 2016 - Salão de Ferramentas, Salvador, Bahia, Brazil.

MongoDB (2018). Mongodb, Inc. https://www.mongodb.com/.

NodeJS (2018). Node.js Foundation. https://nodejs.org/en/.
Publicado
06/05/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SARMENTO, Matheus; COSTA, Lucas; SILVA, Kaio; DRUMMOND, André. Despachador de Simulações Tolerante a Falhas. In: SALÃO DE FERRAMENTAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 1. , 2018, Campos do Jordão. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2018.14168.