PIPA: Uma solução integradora de políticas de controle de acesso a recursos e de gerenciamento de identidades

  • Júnia Maísa Oliveira UFMG
  • Emanuela Ferraz UFMG
  • Vinícius Rodrigues Oliveira UFMG
  • Daniel Fernandes Macedo UFMG
  • José Marcos Nogueira UFMG

Resumo


Este trabalho apresenta uma ferramenta integradora sistemas de controle de acesso a recursos e gerenciamento de identidades denominada PIPA - Plataforma Integrada de Políticas de Acesso - para um ambiente computacional composto de uma variedade de sistemas e aplicações com restrições de acesso. Cada sistema em um ambiente computacional complexo, como o big data, possui uma forma de associar políticas de acesso aos usuários, o que pode ser dispendioso para o administrador de sistema; no caso, o administrador precisa acessar cada um dos sistemas para atribuir políticas para cada usuário, uma tarefa trabalhosa e sujeita a erros quando a quantidade de aplicações e usuários é grande. O PIPA é uma solução para o problema de gerenciamento de políticas de acesso em ambientes computacionais que possuem diversos sistemas e serviços, como máquinas virtuais, sistemas operacionais, páginas web, nuvem, entre outros. Com o PIPA, o administrador do sistema realiza o gerenciamento de políticas de forma integrada, com uma única ferramenta. A ferramenta, já desenvolvida em sua primeira versão, encontra-se em teste e já mostra que pode ser efetiva em um ambiente de produção.

Referências

FreeIPA (2021). What is freeipa? Disponível em: https://www.freeipa.org/page/About#What_is_FreeIPA.3F. (Acesso: 21.02.2022).

Oliveira, J. M., Oliveira, V. R., Macedo, D. F., Guedes, D., and Nogueira, J. M. (2022). Abordagem confiança zero aplicada a ambientes computacionais big data: um estudo de caso. In Anais do XXVII Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços, pages 127–140. SBC.
Publicado
22/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Júnia Maísa; FERRAZ, Emanuela; OLIVEIRA, Vinícius Rodrigues; MACEDO, Daniel Fernandes; NOGUEIRA, José Marcos. PIPA: Uma solução integradora de políticas de controle de acesso a recursos e de gerenciamento de identidades. In: SALÃO DE FERRAMENTAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 41. , 2023, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 64-71. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2023.818.