Desenvolvimento de um Modelo de Mobilidade Urbana em Tempo Real para Simuladores de Rede

  • Matheus Sanches Quessada Instituto Federal de São Paulo
  • André Luis Cristiani Instituto Federal de São Paulo
  • Pedro Luís Ranzani Júnior Instituto Federal de São Paulo
  • Rickson Simioni Pereira Instituto Federal de São Paulo
  • Matheus Pereira Leal Instituto Federal de São Paulo
  • Rodolfo Ipolito Meneguette Instituto Federal de São Paulo

Resumo


Simulação é a abordagem mais adotada para avaliar redesveiculares, pois permite avaliar novos protocolos e infraesturutras de forma completa, ou seja, avaliar as novas ferramentas em todos os cenários possíveis. Para que essas simulações possam obter um resultado confiável é necessário que o ambiente de simulação utilizado se aproxime de um ambiente real. Portanto, os parâmetros de rede bem como o modelo de mobilidade tem que representar a topologia de rede real com alta fidelidade, ou seja, além dos parâmetros de rede terem que coincidir com os parâmetros e comportamentos dos equipamentos reais, o modelo de mobilidade também tem que representar a mobilidade do mundo real. Com isso em mente, foi proposto uma ferramenta que coleta o percurso dos veículos em tempo real de uma cidade na qual permitirá ao pesquisador utilizar esses dados em seu ambiente de simulação.

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Publicado
06/05/2019
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QUESSADA, Matheus Sanches; CRISTIANI, André Luis; RANZANI JÚNIOR, Pedro Luís; PEREIRA, Rickson Simioni; LEAL, Matheus Pereira; MENEGUETTE, Rodolfo Ipolito. Desenvolvimento de um Modelo de Mobilidade Urbana em Tempo Real para Simuladores de Rede. In: SALÃO DE FERRAMENTAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 2. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 81-88. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc_estendido.2019.7773.