Uso de TICs para Apoio à Colaboração Durante a COVID-19

  • Bruna Diir UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Paulo Sérgio Medeiros dos Santos UNIRIO

Resumo


A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças na vida das pessoas e organizações. Nesse contexto, as TICs desempenham papel essencial para manutenção de diversas atividades. Esta pesquisa visa caracterizar o uso das TICs durante a pandemia de COVID-19, analisando como elas apoiam o trabalho colaborativo no setor de TI. Para isso, um survey foi realizado com 368 pessoas, sendo as TICs analisadas com base no Modelo 3C de Colaboração, bem como aspectos de percepção e memória coletiva. Os resultados indicam um grande e diverso uso das TICs durante a pandemia de COVID-19, bem como o suporte a diferentes dimensões da colaboração, oferecendo assim contribuições para a Sociedade e comunidade de Sistemas Colaborativos.

Referências

Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the goal/question/metricparadigm. Technical report.

Belzunegui-Eraso, A. e Erro-Garcés, A. (2020). Teleworking in the context of the covid-19 crisis. Sustainability, 12(9):3662.

CDC (2020). Use of cloth face coverings to help slow the spread of covid-19. Centers for Disease Control and Prevention. Disponível em: <https://cutt.ly/DfYdulW>. Acessado em 09 de setembro de 2020.

Coelho, J., Souza, G. H., e Albuquerque, J. (2019). Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em informática na educação. Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa de Pesquisa. Porto Alegre: SBC. Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, 2.

Donnelly, N. e Proctor-Thomson, S. B. (2015). Disrupted work: home-based teleworking (hbtw) in the aftermath of a natural disaster. New Technology, Work and Employment, 30(1):47–61.

Dubey, A. D. e Tripathi, S. (2020). Analysing the sentiments towards work-from-home experience during covid-19 pandemic. Journal of Innovation Management, 8(1).

Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., et al. (2008). The 3c collaboration model. In Encyclopedia of E-collaboration, pages 637–644. IGI Global.

Giles, M. (2020). Free software that businesses, schools and others can use during the covid-19 crisis. Forbes. Disponível em: <https://cutt.ly/XfR6Ldz>. Acessado em 9 de setembro de 2020.

Golby, J. (2020). stayathome. Planning News, 46(5):16.

Gon, G., Dancer, S., Dreibelbis, R., Graham, W. J., e Kilpatrick, C. (2020). Reducing hand recontamination of healthcare workers during covid-19. Infection Control & Hospital Epidemiology, pages 1–2.

Kasunic, M. (2005). Designing an effective survey. Technical report, Carnegie-Mellon Univ Pittsburgh PA Software Engineering Inst.

Levy, P. (2010). Cibercultura. Editora 34.

McMillan, J. H. e Schumacher, S. (2010). Research in education: Evidence-based inquiry, myeducationlab series. Pearson.

Mistrík, I., Grundy, J., Van der Hoek, A., e Whitehead, J. (2010). Collaborative software engineering: challenges and prospects. In Collaborative software engineering, pages 389–403. Springer.

Nunes, D. (2015). Educação superior em computação, estatísticas 2015. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: <https://cutt.ly/vfG1LPe>. Acessado em 18 de setembro de 2020.

Owusu-Fordjour, C., Koomson, C., e Hanson, D. (2020). The impact of covid-19 on learning-the perspective of the ghanaian student. European Journal of Education Studies.

Pipek, V., Palen, L., e Landgren, J. (2012). Workshop summary: collaboration & crisis In Proceedings of the ACM 2012 conference on Computer informatics (cci’2012). Supported Cooperative Work Companion, pages 13–14.

Sawalha, I. H. S. (2014). Collaboration in crisis and emergency management: Identifying the gaps in the case of storm ‘alexa’. Journal of Business Continuity & Emergency Planning, 7(4):312–323.

Semaan, B. e Mark, G. (2012). ’facebooking’towards crisis recovery and beyond: disruption as an opportunity. In Proceedings of the ACM 2012 conference on computer supported cooperative work, pages 27–36.

Shen, O., Gao, Chen, (2020). e Wan, S., and D. D. long-term actions em: <https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-1YNHRJU4&ct=200319>. Acessado em 9 de setembro de 2020.

Shen, S., Chen, O., Gao, A., Mok, L., Sun, J., e Wan, D. D. (2020). Coronavirus (covid-19) outbreak: Short-and long-term actions for cios. Gartner Reprint. Disponível em: <https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-1YNHRJU4&ct=200319>. Acessado em 9 de setembro de 2020.

Times, L. A. (2020). Coronavirus social distancing around the world. Los Angeles Times. Disponível em: <https://cutt.ly/ZfR5KDl>. Acessado em 9 de setembro de 2020.

Venkatesh, A. e Edirappuli, S. (2020). Social distancing in covid-19: what are the mental health implications? Bmj, 369.

Vivacqua, A., Garcia, A. C., Canós, J., Comes, M., e Vieira, V. (2016). Collaboration and decision making in crisis situations. In Proceedings of the 19th ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work and Social Computing Companion, pages 503–508.

Zhang, W., Wang, Y., Yang, L., e Wang, C. (2020). Suspending classes without stopping learning: China’s education emergency management policy in the covid-19 outbreak.
Publicado
12/04/2021
DIIR, Bruna; CLASSE, Tadeu Moreira de; SANTOS, Paulo Sérgio Medeiros dos. Uso de TICs para Apoio à Colaboração Durante a COVID-19. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-12. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16016.