PBL Planner Online: Uma ferramenta colaborativa para o planejamento de ensino na abordagem PBL em cursos de Computação

  • Jesiel Viana da Silva Cesar School / IFPI
  • Gustavo Henrique da Silva Alexandre Cesar School

Resumo


O planejamento de ensino na abordagem Problem-Based Learning (PBL) não é uma tarefa simples, devido a quantidade de aspectos envolvidos e a falta de ferramentas específicas. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma ferramenta para apoiar o planejamento colaborativo na abordagem PBL no ensino de Computação, chamada de PBL Planner Online. Ela é aderente aos princípios PBL e permite a colaboração distribuída de forma síncrona e assíncrona. A validação compreendeu a avaliação de usabilidade e aceitação da ferramenta proposta, bem como sua utilização em ambientes reais para planejamento colaborativo realizado de forma distribuída. Os resultados analisados indicaram boa usabilidade e aceitação da ferramenta pelos professores para realização do planejamento colaborativo distribuído.

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Publicado
12/04/2021
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SILVA, Jesiel Viana da; ALEXANDRE, Gustavo Henrique da Silva. PBL Planner Online: Uma ferramenta colaborativa para o planejamento de ensino na abordagem PBL em cursos de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 17. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 23-34. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16018.