PBL Planner Online: Uma ferramenta colaborativa para o planejamento de ensino na abordagem PBL em cursos de Computação

  • Jesiel Viana da Silva Cesar School / IFPI
  • Gustavo Henrique da Silva Alexandre Cesar School

Resumo


O planejamento de ensino na abordagem Problem-Based Learning (PBL) não é uma tarefa simples, devido a quantidade de aspectos envolvidos e a falta de ferramentas específicas. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma ferramenta para apoiar o planejamento colaborativo na abordagem PBL no ensino de Computação, chamada de PBL Planner Online. Ela é aderente aos princípios PBL e permite a colaboração distribuída de forma síncrona e assíncrona. A validação compreendeu a avaliação de usabilidade e aceitação da ferramenta proposta, bem como sua utilização em ambientes reais para planejamento colaborativo realizado de forma distribuída. Os resultados analisados indicaram boa usabilidade e aceitação da ferramenta pelos professores para realização do planejamento colaborativo distribuído.

Referências

ALEXANDRE, G. H. et al. Applying and managing pbl-an experience in information systems education. In: CSEDU (2). [S.l.: s.n.], 2018. p. 57–67.

ALEXANDRE, G. H. d. S. PBL PLANNER TOOLKIT: Uma ferramenta para o planejamento da abordagem PBL no ensino de Computação. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020.

ASSIS, M. P. de; ALMEIDA, M. E. B. de. Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia daf Educação. ISSN 2175-3520, n. 44, 2017.

BANGOR, A.; KORTUM, P. T.; MILLER, J. T. An empirical evaluation of the system usability scale. Intl. Journal of Human–Computer Interaction, Taylor & Francis, v. 24, n. 6, p. 574–594, 2008.

BANIYA, S. et al. Creating interdisciplinary collaborative teaching/learning praxis with design thinking, communication, and composition. In: Proceedings of the 37th ACM International Conference on the Design of Communication. [S.l.: s.n.], 2019. p. 1–6.

BARBOSA, D. M.; BAX, M. A design science como metodologia para a criação de um modelo de gestão da informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, v. 10, n. 1, p. 32–48, 2017.

BERKMAN, M. I.; KARAHOCA, D.; KARAHOCA, A. A measurement and structural model for usability evaluation of shared workspace groupware. International Journal of Human–Computer Interaction, Taylor & Francis, v. 34, n. 1, p. 35–56, 2018.

BERTOCCO, M. et al. A client-server architecture for distributed measurement systems. IEEE transactions on instrumentation and measurement, IEEE, v. 47, n. 5, p. 1143–1148, 1998.

BROOKE, J. et al. Sus-a quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, London–, v. 189, n. 194, p. 4–7, 1996.

BROUGHTON, M. et al. Being here: Designing for distributed hands-on collaboration in blended interaction spaces. In: . New York, NY, USA: ACM, 2009. (OZCHI ’09), p. 73–80. ISBN 9781605588544.

BROWN, S. The C4 model for software architecture. 2018.

ELLIS, C. A.; GIBBS, S. J.; REIN, G. Groupware: some issues and experiences. Communications of the ACM, ACM New York, NY, USA, v. 34, n. 1, p. 39–58, 1991.

FIREBASE. Firebase. [S.l.], 2020. [Online]. Available: (cid:104)https://rebase.google.com(cid:105). Accessed on July 20, 2020.

FUKS, H. et al. Do modelo de colaboração 3c à engenharia de groupware. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web–Webmidia, p. 0–8, 2003.

FUKS, H. et al. Applying the 3C model to groupware engineering. [S.l.]: PUC Rio de Janeiro, 2004.

FUKS, H. et al. Teorias e modelos de colaboração. Sistemas colaborativos, Elsevier, p. 16–33, 2011.

GOMES, R. L.; WILLRICH, R.; RIVERA, G. Arquiteturas distribuídas para sistemas colaborativos. Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 328–346, 2011.

GOMIDES, M. D. A. et al. Aprendizagem baseada em problemas na formação médica: uma revisão integrativa da literatura. Revista EDaPECI, v. 19, n. 3, p. 27–41, 2019.

LANE, K. Overview of the backend as a service (baas) space. API Evangelist, 2015.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932.

OLIVEIRA, A. M. C. A.; SANTOS, S. C. dos; GARCIA, V. C. Pbl in teaching computing: An overview of the last 15 years. In: IEEE. 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). [S.l.], 2013. p. 267–272.

PIMENTEL, M. et al. Modelo 3c de colaboração para o desenvolvimento de sistemas colaborativos. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, p. 58–67, 2006.

RAMA, J.; BISHOP, J. A survey and comparison of cscw groupware applications. In: . [S.l.]: South African Institute for Computer Scientists and Information Technologists, 2006. (SAICSIT ’06), p. 198–205. ISBN 1595935673.

RODRIGUES, A. N.; SANTOS, S. C. dos. A framework for applying problem-based learning to computing education. In: IEEE. 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). [S.l.], 2016. p. 1–7.

SANTOS, S. C. D. Pbl-see: An authentic assessment model for pbl-based software engineering education. IEEE Transactions on Education, IEEE, v. 60, n. 2, p. 120–126, 2016.

SANTOS, S. C. dos et al. How to apply problem-based learning in a managed way? a case in computing education. In: SPRINGER. International Conference on Computer Supported Education. [S.l.], 2018. p. 287–309.

SANTOS, S. C. dos; FIGUERÊDO, C. O.; WANDERLEY, F. Pbl-test: A model to evaluate the maturity of teaching processes in a pbl approach. In: IEEE. 2013 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). [S.l.], 2013. p. 595–601.

SANTOS, S. C. dos; FURTADO, F.; LINS, W. xpbl: A methodology for managing pbl when teaching computing. In: IEEE. 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings. [S.l.], 2014. p. 1–8.

SAVERY, J. R. Overview of problem-based learning: Denitions and distinctions. Essential readings in problem-based learning: Exploring and extending the legacy of Howard S. Barrows, v. 9, p. 5–15, 2015.

VENABLE, J.; PRIES-HEJE, J.; BASKERVILLE, R. Feds: a framework for evaluation in design science research. European journal of information systems, Taylor & Francis, v. 25, n. 1, p. 77–89, 2016.

VIDAL, T. C.; SANTOS, S. C. D.; CARVALHO, R. S. Pbl-tutor canvas: A tool based on backward design to plan pbl in computing education. In: IEEE. 2016 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE). [S.l.], 2016. p. 1–8.

WIERINGA, R. J. Design science methodology for information systems and software engineering. [S.l.]: Springer, 2014.
Publicado
12/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Jesiel Viana da; ALEXANDRE, Gustavo Henrique da Silva. PBL Planner Online: Uma ferramenta colaborativa para o planejamento de ensino na abordagem PBL em cursos de Computação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 23-34. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2021.16018.