Ensino e Covid: fiscalize! Uma aplicação colaborativa para verificar o cumprimento dos protocolos de retomada das aulas presenciais em Macaé
Resumo
Neste artigo apresentamos o processo de desenvolvimento de um aplicativo colaborativo para dispositivos móveis, construído por alunos do ensino fundamental e da graduação, cujo objetivo é auxiliar no cumprimento dos protocolos de retomada das aulas presenciais em Macaé, dentro dos estabelecimentos de ensino, neste contexto da pandemia de Covid-19. A inteligência coletiva foi utilizada tanto na construção da aplicação, que favoreceu os alunos no trabalho em equipe e na capacidade de resolver problemas, quanto no uso da comunidade escolar como fiscalizadora das ações necessárias para evitar o contágio da doença.
Referências
Becker F. (1994). "O que é o Construtivismo?" Série Ideias, n. 20. São Paulo: FDE, 1994, р. 87-93.
Diir, B., Classe, T. M., & Santos, P. S. M. (2021) “Uso de TICs para Apoio à Colaboração Durante a COVID-19". In Anais do SBSC 2021, p. 1–12.
Dresch, A., Lacerda, D. P., & Antunes Jr, J. A. V. (2015) “Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia", Bookman, Porto Alegre.
Ellis, C. A., Gibbs, S. J., & Rein, G. (1991) "Groupware Some Issues and Experiences", Communications of the ACM, v. 34, p. 38-58.
Farias, E. J., Carvalho, W. V., Matos, M. E. G., Rodrigues, G., Castro, J. M., & Santos, A. D. (2020) “Pensamento Computacional e a Ação Computacional por Ensino Remoto: Um relato de experiência de uso do App Inventor em meio a pandemia de COVID-19". In Anais do SBIE 2020, p. 1523–1532.
Gargano, L., & Fornazin, M. (2019) "WikiFavelas: Uma Ferramenta Colaborativa para organizações sociais". In Anais do SBSC 2019, p. 74–79.
Hevner, A. R., Ram, S., & March, S. T. (2004) “Design Science In Information Systems Research". Mis Quartely, v. 28, n. 1, p. 75–105.
ISO / IEC 25010: 2011 (2013) "Systems and software engineering - Systems and software Quality Requirements and Evaluation" ( SQuaRE ) – System and software quality models.
Junio, L. A. C., Silva, I. S., Coutinho, F. R. S., & Barbosa, A. R. (2019) "Sentinário: Uma Ferramenta Colaborativa para Criação de Dicionário de Sentimento". In Anais do SBSC 2019, p. 63-68.
Lobosco, D., & Carvalho, P. (2020) “Implementando uma ferramenta para monitorar as chuvas através da percepção das pessoas. In Anais do WCAMA 2020, p. 81–90.
OMS – Organização Mundial de Saúde (2022). "Painel da OMS sobre o coronavírus (COVID-19)". Disponível em: <https://covid19.who.int/>. Acesso em: 18 fev. 2022.
Pentland, A. (2006) "Collective intelligence". In IEEE Computational Intelligence Magazine, vol. 1, n. 3, p. 9-12.
Prefeitura de Macaé – PMM (2021) “Plano de retomada das atividades educacionais presenciais de Macaé". Disponível em: [link]. Acesso em: jul. 2021.
Rizi, C., Najafipour, M., Haghani, F., & Dehghan, S. (2013) “The Effect of the Using the Brainstorming Method on the Academic Achievement of Students in Grade Five in Tehran Elementary Schools". In Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 83, p. 230-233.
Schneider, D., de Souza, J., & Moraes, K. (2011). “Multidões: a nova onda do CSCW?" In SBSC 2011.
Silva, V., Schneider, D., Oliveira, L., & de Souza, J. (2017). “Towards a framework for supporting community modeling in crowdsourcing systems" In 2017 IEEE 21st International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD), p. 36-41.
Vieira, M. F., & Silva, C. M. S. (2020) “A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura". In Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1013-1031.
Vivacqua, A., Garcia, A. C., Canós, J., Comes, M. & Vieira, V. (2016) “Colaboração e tomada de decisão em situações de crise". In Proceedings of the 19th ACM Conference оn CSCW '16 Coтрanion, p. 503-508.