Como definir um laboratorio de inovação em governo? Um estudo de caso de uma iniciativa na área de controle externo

  • Matheus Cavalcanti Agostinho UFRPE
  • George Valença UFRPE

Resumo


Na última década, os laboratórios de inovação têm se tornado cada vez mais frequentes e importantes para alavancar a inovação em todas as esferas e áreas de atuação do setor público brasileiro. No entanto, os relatos sobre o processo de desenvolvimento desses laboratórios ainda são escassos e superficiais. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso descritivo do Prisma Lab, laboratório de inovação do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). Através de uma cooperação técnica com a academia, o TCE-PE pôde estruturar a o seu laboratório, que adota um modelo de inovação aberta para enfrentar os variados desafios da instituição, ampliar os seus resultados e legitimar sua relevância para a sociedade.

Referências

Acevedo, S. and Dassen, N. (2016). Innovation for better management. The Contribution of Public Innovation Labs.

Campos, P. A., Vianna, C. T., and Todesco, J. L. (2016). Governos exponenciais (exgov) - um modelo proposto para inovação no setor público.

CAVALCANTE, P., CAMÕES, M., CUNHA, B., and SEVERO, W. (2017). Inovação no setor público: Teoria, tendências e casos no brasil.

Cruzes, D. S. and Dyba, T. (2011). Recommended steps for thematic synthesis in software engineering. In 2011 international symposium on empirical software engineering and measurement, pages 275-284. IEEE.

Fernandes, E., Dalla Vecchia, F. A., Volquind, R., and Gayer, B. D. (2020). Inovação no setor público: Análise de um órgão estadual de meio ambiente e estudo de casos.

GALHARDO, C. (2019). Laboratório de inovação no setor público: um estudo sobre o mobilab da cidade de são paulo.

GIMENES, B. (2020). Laboratórios de inovação em governo: Mapeamento e análise de práticas de inovação.

OCDE (2006). Manual de oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica.

SANO, H. (2020). Laboratórios de inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais.

Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso - 5.Ed.: Planejamento e Métodos.
Publicado
25/04/2022
Como Citar

Selecione um Formato
AGOSTINHO, Matheus Cavalcanti; VALENÇA, George. Como definir um laboratorio de inovação em governo? Um estudo de caso de uma iniciativa na área de controle externo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 17. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 81-90. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2022.19478.