Metaverso: Ambiente de Colaboração e Aprendizado em Aula Híbrida
Resumo
A COVID-19 estimulou varias mudanças no campo da educação sendo uma delas o ensino e aprendizado híbrido. Neste novo contexto, as tecnologias usadas no ensino remoto podem ser pouco eficazes para suporte presencial e remoto simultaneamente, fazendo com que metaversos surjam como tecnologias inovadores para suporte ao aprendizado, reflexão e colaboração. Neste estudo, e usado um metaverso como ambiente de aprendizado em uma aula híbrida, sendo avaliado por alunos de um curso superior quanto ao suporte na colaboração e aprendizado. A metodologia do estudo foi baseada nas etapas de um estudo quasi-experimental e suas respostas coletadas em um survey. Os dados foram analisados quantitativamente em análises estatísticas descritiva e de correlação. Como resultado foi possível observar indícios de que o uso de metaverso como ambiente de aprendizagem híbrido foi percebido pelos alunos como positivo em relação ao suporte colaborativo e aprendizado, resultando em uma forte correlação entre estes dois aspectos. Portanto, esta pesquisa apresenta contribuições para as áreas de educação e sistemas colaborativos, ao apresentar uma aplicação de metaverso que oportunizou refletir como estas tecnologias podem influenciar aspectos colaborativos dentro do contexto educacional e, consequentemente, em outras atividades da sociedade.
Referências
Basili, V. R. (1992). Software modeling and measurement: the goal/question/metric paradigm. Technical report, University of Maryland, CS-TR-2956.
Brasil (2016). Conselho nacional de saúde. resolução nº510, de 07 de abril de 2016. art.1. Disponível em: [link]. Acessado em: 03 de janeiro de 2023.
Campbell, D. T. e Stanley, J. C. (2015). Experimental and quasi-experimental designs for research. Ravenio Books.
Chayka, K. (2021). Facebook wants us to live in the metaverse. what does that even mean? access date: 08/11/2021.
Chen, Y., Lin, W., Zheng, Y., Xue, T., Chen, C., e Chen, G. (2022). Application of active learning strategies in metaverse to improve student engagement: An immersive blended pedagogy bridging patient care and scientific inquiry in pandemic. Available at SSRN 4098179.
Coelho, J., Souza, G. H., e Albuquerque, J. (2020). Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em informática na educação. Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Porto Alegre: SBC.
Cronbach, L. J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests psychometrika, 16(3):297–334.
Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., et al. (2008). The 3c collaboration model. In Encyclopedia of E-collaboration, pages 637–644. IGI Global.
Gasparin, M., Menegotto, I. H., e da Cunha, C. S. (2010). Psychometric properties of the international otcome inventory for hearing aids. Brazilian journal of otorhinolaryngology, 76(1):85–90.
Jovanović, A. e Milosavljević, A. (2022). Vortex metaverse platform for gamified collaborative learning. Electronics, 11(3):317.
Kim, K., Yang, E., e Ryu, J. (2022). Work-in-progress—the effect of students’ perceptions on intention to use metaverse learning environment in higher education. In 2022 8th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN), pages 1–3, Austria. IEEE.
Kye, B., Han, N., Kim, E., Park, Y., e Jo, S. (2021). Educational applications of metaverse: possibilities and limitations. Journal of Educational Evaluation for Health Professions, 18.
Masferrer, J. A. R., Sánchez, F. E., e Hernández, D. F.-O. (2014). Experiences complementing classroom teaching with distance seminars in metaverses and videos. Journal of Cases on Information Technology (JCIT), 16(4):1–12.
Mistrík, I., Grundy, J., Van der Hoek, A., e Whitehead, J. (2010). Collaborative software engineering: challenges and prospects. In Collaborative software engineering, pages 389–403. Springer.
Monahan, D. (2022). Connecting with students in the hybrid 2.0 classroom. Higher Education Implications for Teaching and Learning During COVID-19, page 135.
Mystakidis, S. (2021). Deep meaningful learning. Encyclopedia, 1(3):988–997.
Palloff, R. M. e Pratt, K. (2010). Collaborating online: Learning together in community, volume 32. John Wiley & Sons.
Phakamach, P., Senarith, P., e Wachirawongpaisarn, S. (2022). The metaverse in education: The future of immersive teaching & learning. RICE Journal of Creative Entrepreneurship and Management, 3(2):75–88.
Pimentel, M. e Carvalho, F. S. P. (2020). Princípios de Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante. SBC Horizontes. [Online]. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acessado em: 16 de dezembro de 2022.
Sakina, R., Kulsum, E. M., e Uyun, A. S. (2020). Integrating technologies in the new normal: a study of blended learning. International Journal of Quantitative Research and Modeling, 1(4):181–193.
Siegel, A. A., Zarb, M., Alshaigy, B., Blanchard, J., Crick, T., Glassey, R., Hott, J. R., Latulipe, C., Riedesel, C., Senapathi, M., et al. (2021). Teaching through a global pandemic: Educational landscapes before, during and after covid-19. In Proceedings of the 2021 Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 1–25. ACM.
Singh, J., Steele, K., e Singh, L. (2021). Combining the best of online and face-to-face learning: Hybrid and blended learning approach for covid-19, post vaccine, & post pandemic world. Journal of Educational Technology Systems, 50(2):140–171.
Souza, A. C. d., Alexandre, N. M. C., e Guirardello, E. d. B. (2017). Propriedades psicometricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e serviços de saúde, 26:649–659.
Sparkes, M. (2021). What is a metaverse. New Scientist, 251(3348):18.
Stephenson, N. (2003). Snow crash: A novel. Spectra, United States.
Suh, W. e Ahn, S. (2022). Utilizing the metaverse for learner-centered constructivist education in the post-pandemic era: An analysis of elementary school students. Journal of Intelligence, 10(1):17.
Tlili, A., Huang, R., Shehata, B., Liu, D., Zhao, J., Metwally, A. H. S., Wang, H., Denden, M., Bozkurt, A., Lee, L.-H., et al. (2022). Is metaverse in education a blessing or a curse: a combined content and bibliometric analysis. Smart Learning Environments, 9(1):1–31.
Van der Merwe, D. (2021). The metaverse as virtual heterotopia. In 3rd world conference on research in social sciences.
Van Leeuwen, A. e Janssen, J. (2019). A systematic review of teacher guidance during collaborative learning in primary and secondary education. Educational Research Review, 27:71–89.
Viner, R. M., Russell, S. J., Croker, H., Packer, J., Ward, J., Stansfield, C., Mytton, O., Bonell, C., e Booy, R. (2020). School closure and management practices during coronavirus outbreaks including covid-19: a rapid systematic review. The Lancet Child & Adolescent Health.
Wang, Y., Lee, L.-H., Braud, T., e Hui, P. (2022). Re-shaping post-covid-19 teaching and learning: A blueprint of virtual-physical blended classrooms in the metaverse era. arXiv preprint arXiv:2203.09228.
Yue, K. (2022). Breaking down the barrier between teachers and students by using metaverse technology in education: Based on a survey and analysis of shenzhen city, china. In 2022 13th International Conference on E-Education, E-Business, E-Management, and E-Learning (IC4E), pages 40–44, New York, NY, USA. ACM.