Dropoutless: plataforma colaborativa de predição de evasão
Resumo
A evasão estudantil é um problema recorrente que afeta diversas esferas da sociedade, representando um desperdício de recursos para o Estado e uma queda da mão de obra qualificada para as empresas. Neste artigo é proposta uma plataforma colaborativa, nomeada Dropoutless, cujo objetivo é reduzir a evasão em disciplinas universitárias através da criação de modelos de predição de forma coparticipativa utilizando técnicas de AutoML. Como resultado, a ferramenta proposta permite uma flexibilização nos dados utilizados na predição de evasão e promove o protagonismo dos educadores na mudança desse cenário.
Referências
Costa, A. G., Queiroga, E., Primo, T. T., Mattos, J. C. B., and Cechinel, C. (2020). Prediction analysis of student dropout in a computer science course using educational data mining. In 2020 XV Conferencia Latinoamericana de Tecnologias de Aprendizaje (LACLO), pages 1–6.
Fuks, H., Raposo, A. B., Gerosa, M. A., Pimentel, M., Filippo, D., and Lucena, C. d. (2011). Teorias e modelos de colaboração. Sistemas colaborativos, pages 16–33.
Gilioli, R. d. S. P. (2016). Evasão em instituições federais de ensino superior no brasil: expansão da rede, sisu e desafios. Brasília: Câmara dos Deputados, 49:1–55.
Liang, J., Yang, J.,Wu, Y., Li, C., and Zheng, L. (2016). Big data application in education: Dropout prediction in edx moocs. In 2016 IEEE Second International Conference on Multimedia Big Data (BigMM), pages 440–443.
Mussliner, B. O., de Sousa, M., Mussliner, S., Meza, E. B. M., and Rodríguez, G. L. (2021). O problema da evasão universitária: um desafio à democratização do ensino superior público. Brazilian Journal of Development, 7(4):42738–42758.
Periwal, N. and Rana, K. (2017). An empirical comparison of models for dropout prophecy in moocs. In 2017 International Conference on Computing, Communication and Automation (ICCCA), pages 906–911.
Silva, F. I. C. d., Rodrigues, J. D. P., Brito, A. K. A., and França, N. M. d. (2012). Evasão escolar no curso de educação física da universidade federal do piauí. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas).
Silva Santos, M. T., Pisetta Van Vossen, L., Vasconcellos, D., Tomaselli Borchardt, G., Vaichulonis, G., Bolan Frigo, L., and Gasparini, I. (2022). Análise da evasão feminina nos cursos de ciência da computação das universidades públicas e presenciais de santa catarina. RENOTE, 20(1):233–242.