Mapeando Iniciativas de Literacia de Dados em Favelas do Rio de Janeiro e Regiões Vizinhas

  • Luciana Brito Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Angélica Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Adriana Vivacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


A pesquisa e representação de grupos vulneráveis são cruciais para promover transformação social através da Tecnologia da Informação. Compreender os desafios relacionados ao uso de dados para atender às necessidades territoriais, juntamente com a externalização da complexidade através da amplificação das vozes das lideranças comunitárias, é fundamental para um design educacional democrático e fraterno na criação de soluções consistentes. Este artigo reflete sobre a colaboração entre coletivos de dados de favelas e a academia no contexto do ensino-aprendizagem em Literacia de Dados. Propomos, por meio de pesquisa etnográfica, a criação de um mapa para visualizar informações sobre os interesses em educação em dados de movimentos sociais, visando fomentar parcerias e iniciativas entre universidade e favela.

Palavras-chave: literacia de dados, favela, comunidades vulnerabilizadas, design educacional, colaboração, parcerias

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Publicado
29/04/2024
BRITO, Luciana; FRANÇA, Juliana; DIAS, Angélica; VIVACQUA, Adriana. Mapeando Iniciativas de Literacia de Dados em Favelas do Rio de Janeiro e Regiões Vizinhas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 157-166. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2024.238071.