GestLab: Software de Gestão do Conhecimento e Processos Colaborativos no Contexto Universitário

  • Eriky Ryan Gonçalves Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Israely Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jorge Luiz Sousa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Marina Rocha Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jacilane de H. Rabelo Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo


A gestão de conhecimento proporciona a retenção do conhecimento ativo e isso engloba o mapeamento dos processos e o compartilhamento entre os interessados. Nesse contexto, o projeto LearningLab da Universidade Federal do Ceará, está construindo uma plataforma chamada GestLab. Sendo um software cujo objetivo é gerenciar os processos internos, setores e auxiliar a gestão do conhecimento. Os resultados preliminares incluem: (i) documentação de requisitos; (ii) identidade visual da plataforma e protótipo de alta fidelidade; (iii) desenvolvimento das funcionalidades. Logo, espera-se que o software seja utilizado e que as informações sejam centralizadas para que os dados não sejam perdidos e que sejam de fácil acesso e recuperação.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Universidade, Processos Software, Desenvolvimento Software

Referências

Aihara, C. H. (2019) “Gestão do Conhecimento em Aceleradoras de Startups: Estudo de Processos, Práticas e Ferramentas de TI Utilizadas por Empresas no Brasil”.

Brelade, S. and Harman, C. (2005) “A Practical Guide to Knowledge Management”, In: Thorogood Publishing., England.

Ferreira, B. E. (2019) “Implementação do Programa na Área Administrativa: Estudo Sobre a Implantação do E-social”.

Gomes, C. W. (2020) “Método Integrado de Gestão de Processos e Conhecimento: Aplicação em uma Instituição Federal de Ensino Superior”, In: Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Saito, A and Fukunaga, F. (2020) “Modelo de Referência SBGC: Guia de Referência da Gestão do Conhecimento”, In: Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, São Paulo.

Santucci, I. Y. K. (2023) “Gestão de Processos como Ferramenta Estratégica para a Otimização Empresarial: um Estudo de Caso em uma Empresa de Softwares para o Seguimento Farmacêuticos”.

Schneider, M., Zilli, J. C and Vieira, A. C. P. (2017) “Gestão do Conhecimento e Processos Universitários”.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
GONÇALVES, Eriky Ryan; LIMA, Israely; SOUSA, Jorge Luiz; ROCHA, Marina; RABELO, Jacilane de H.. GestLab: Software de Gestão do Conhecimento e Processos Colaborativos no Contexto Universitário. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 174-182. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2024.237944.