Bisbilhotando vídeos ao vivo alheios do YouTube: observações, insights e caminhos aplicados a Seminários de Informática do ForPPGC-PR em 2023-2

  • Josiney de Souza Instituto Federal Catarinense (IFC) / Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Marcos S. Sunye Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Resumo


Atualmente, na Revolução da Internet, as relações físicas são levadas ao ciberespaço, como as mídias sociais. Seus objetivos, são estudados e analisados por métricas, como a popularidade. No YouTube, apesar das métricas existentes, só são acessíveis aos administradores do canal; demais usuários devem recorrer a outros meios. Este trabalho propõe um sistema simples de monitoramento de vídeos ao vivo do YouTube por qualquer usuário. O sistema é aplicado ao semestre letivo 2023-2 do Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Computação do Paraná. Observa-se que os espectadores começam a deixar a transmissão após cerca de uma hora e há uma diminuição do público ao vivo ao longo do semestre. Por fim, se discute possibilidades de trabalhos futuros.
Palavras-chave: YouTube, vídeos ao vivo, monitoramento, espectadores simultâneos, comportamento, estatísticas

Referências

de Lemos MEIRA, S. R., COSTA, R. A., JUCA, P. M., and da SILVA, E. M. (2011). Redes sociais. In Pimentel, M. and Fuks, H., editors, Sistemas Colaborativos. Elsevier Campus.

NICOLACI-DA-COSTA, A. M. and PIMENTEL, M. (2011). Sistemas colaborativos para uma nova sociedade e um novo ser humano. In Pimentel, M. and Fuks, H., editors, Sistemas Colaborativos. Elsevier Campus.

PIMENTEL, M., GEROSA, M. A., and FUKS, H. (2011). Sistemas de comunicação para colaboração. In Pimentel, M. and Fuks, H., editors, Sistemas Colaborativos. Elsevier Campus.

Souza, G. (2023). Qual a rede social mais usada em 2023? a resposta vai te surpreender. Disponível em: [link]. Acesso em: 06 de nov. de 2023.
Publicado
29/04/2024
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Josiney de; SUNYE, Marcos S.. Bisbilhotando vídeos ao vivo alheios do YouTube: observações, insights e caminhos aplicados a Seminários de Informática do ForPPGC-PR em 2023-2. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 192-199. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2024.238002.