Mapeamento das ações de mediação colaborativa nas plataformas digitais utilizadas na educação

  • Luciane C. J. de Deus Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA) / Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)
  • Adriana Vivacqua Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Juliana França Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo


O uso de plataformas digitais no apoio à Educação foi intensificado durante a pandemia com a adoção de aulas remotas. Essas plataformas ainda estão presentes, aliadas às aulas presenciais e podem servir para estender e mediar a interação entre professores e alunos, em momentos assíncronos ou síncronos. O presente estudo, tem por objetivo realizar um mapeamento de verbos descritores de ações que representam mediações colaborativas entre os membros em plataformas digitais, no contexto da educação. Para isso, foi realizada uma pesquisa com professores de diversos segmentos da rede de educação pública e privada, onde a análise de conteúdo foi empreendida. Os verbos de mediação foram categorizados em grupos inspirados no Modelo 3C de colaboração, organizadas nas seguintes categorias: Comunicação e Interação, Gestão e Organização, Colaboração e Conhecimento e Contemplação. Como resultado, o mapeamento possibilita a identificação das ações relevantes para a análise da colaboração nos ambientes educacionais virtuais, podendo criar ressonâncias para (re)pensar práticas de interação e mediação entre os membros.
Palavras-chave: mediação colaborativa, plataformas digitais, mapeamento de ações

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Publicado
29/04/2024
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DEUS, Luciane C. J. de; VIVACQUA, Adriana; FRANÇA, Juliana. Mapeamento das ações de mediação colaborativa nas plataformas digitais utilizadas na educação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 19. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 200-209. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2024.238076.