Analisando a Experiência do Usuário (UX) em Recursos Colaborativos de Plataformas de Streaming

  • João Vitor Teixeira Costa UFAM
  • Romualdo Azevedo UFAM

Resumo


Plataformas de streaming oferecem recursos colaborativos que aprimoram a interação entre os usuários. Nesse contexto, as plataformas Rave e Kosmi disponibilizam funcionalidades para experiências audiovisuais compartilhadas. Este estudo avalia a usabilidade e a experiência do usuário nessas aplicações, com o objetivo de identificar problemas e propor melhorias. A pesquisa foi realizada com oito participantes, cujos feedbacks foram coletados por meio de avaliação cooperativa, entrevistas e o método AttrakDiff. Os resultados indicam desafios relacionados a configurações pouco intuitivas e interfaces confusas. Com base nesses achados, são sugeridas melhorias na simplificação das configurações, privacidade e segurança, entre outros.

Referências

Azevedo, R., Macedo, G. T., Gomes, G., Cunha, A., de Carvalho, J. M., Lopes, F. O., Conte, T., Castro, A., and Gadelha, B. (2022). Analysing usability and ux in peer review tools. In CSEDU (2), pages 361–371.

Colbjørnsen, T. (2021). The streaming network: Conceptualizing distribution economy, technology, and power in streaming media services. Convergence, 27(5):1264–1287.

Correia, J. P. R. (2022). Ux design aplicado às plataformas de streaming netflix e prime video e sua influência na percepção do usuário. In Trabalho de Conclusão de Curso - Centro Universitário de Brasília.

Fernandez, A., Insfran, E., and Abrahão, S. (2011). Usability evaluation methods for the web: A systematic mapping study. Information and software Technology, 53(8):789–817.

Geszten, D. (2017). Usability analysis of collaborative tools: a team usability testing approach.

Hassenzahl, M. (2008). User experience (ux) towards an experiential perspective on product quality. In Proceedings of the 20th conference on l’Interaction homme-machine, pages 11–15.

Hassenzahl, M., Burmester, M., and Koller, F. (2003). Attrakdiff: Ein fragebogen zur messung wahrgenommener hedonischer und pragmatischer qualität. Mensch & Computer 2003: Interaktion in Bewegung, pages 187–196.

Hassenzahl, M., Diefenbach, S., and Göritz, A. (2010). Needs, affect, and interactive products–facets of user experience. Interacting with computers, 22(5):353–362.

Hertzum, M. (2022). Usability testing: A practitioner’s guide to evaluating the user experience. Springer Nature.

ISO9241-110 (2010). Ergonomics of Human-system Interaction: Part 210: Human-centred Design for Interactive Systems. ISO.

Milioli, F. M. (2021). Amazon prime video e ux design: Uma análise da usabilidade da plataforma de streaming da amazon. Design Gráfico.

SILVA, M. Z., DALL’ORTO, F. C., and Vitória, E. (2017). Streaming e sua influência sobre o audiovisual e o product placement. Curitiba, Set de.

Soure, E. J., Kuang, E., Fan, M., and Zhao, J. (2021). Coux: Collaborative visual analysis of think-aloud usability test videos for digital interfaces. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 28(1):643–653.

Souza, E. C., Costa, R., Gomes, G., Galvao, L., Lauschner, T., and Gadelha, B. (2024). Match musical: Avaliando a ux de recursos colaborativos no spotify. In Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), pages 98–111. SBC.

Wouters, L., Creff, S., Bella, E. E., and Koudri, A. (2017). Collaborative systems engineering: Issues & challenges. In 2017 IEEE 21st international conference on computer supported cooperative work in design (CSCWD), pages 486–491. IEEE.
Publicado
02/06/2025
COSTA, João Vitor Teixeira; AZEVEDO, Romualdo. Analisando a Experiência do Usuário (UX) em Recursos Colaborativos de Plataformas de Streaming. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 64-76. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2025.8550.