Análise do Suporte à Percepção no Contexto de Desenvolvimento Colaborativo de Software

  • Andrei A. Villa UDESC
  • Carla D. M. Berkenbrock UDESC
  • Mácio J. Mantau UDESC

Resumo


A percepção é um conceito fundamental relacionado à cognição humana, abrangendo os processos pelos quais os indivíduos reconhecem e interpretam o ambiente. Sua importância é especialmente evidente em contextos colaborativos, embora ainda não tenha sido amplamente investigada. Este trabalho tem como objetivo aplicar um modelo de avaliação de percepção em interfaces colaborativas, investigando sua viabilidade prática, as dificuldades encontradas na implementação e o potencial de uso em diferentes contextos, com foco específico em ferramentas de desenvolvimento de software. O estudo analisa o processo de gestão de projetos, ressaltando como essas ferramentas ajudam na organização de tarefas e processos de trabalho. Resultados iniciais indicam que o modelo é eficaz na avaliação de aspectos relevantes da percepção em ambientes colaborativos. Embora a implementação do processo de avaliação exija um conhecimento mais aprofundado e uma amostragem significativa, os resultados positivos obtidos demonstram o potencial do modelo para melhorar a interação e a eficácia em ambientes colaborativos.

Referências

ANDERSON, D. J. Kanban: mudança evolucionária de sucesso para seu negócio de tecnologia. [S.l.]: Blue Hole Press, 2011.

ANDRADE, D. F. de; TAVARES, H. R.; VALLE, R. d. C. Teoria da resposta ao item: conceitos e aplicações. ABE, Sao Paulo, 2000.

BARBOSA, S.; SILVA, B. Interação humano-computador. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier Brasil, 2010.

CONSTANTINO, K. et al. Understanding collaborative software development: An interview study. In: Proceedings of the 15th international conference on global software engineering. [S.l.: s.n.], 2020. p. 55–65.

CRAVO, M. F. S. D. S. et al. Conceituando a percepção em sistemas colaborativos: A busca por sistemas sensíveis a percepção. In: SBC. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC). [S.l.], 2021. p. 7–12.

da Silva Estácio, B. J.; PRIKLADNICKI, R. Distributed pair programming: A systematic literature review. Information and Software Technology, v. 63, p. 1–10, 2015. ISSN 0950-5849. Disponível em: [link].

DINGSØYR, T.; FALESSI, D.; POWER, K. Agile development at scale: the next frontier. Ieee Software, IEEE, v. 36, n. 2, p. 30–38, 2019.

GEROSA, M. A.; FUKS, H.; LUCENA, C. J. P. de. Suporte à percepção em ambientes de aprendizagem colaborativa. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 11, n. 2, p. 75–85, 2003.

JCURV; (ABC), A. B. C.; NEUROTECH, T. 17th State of Agile Report. 2023. Disponível em: [link].

MANTAU, M. J. An Awareness Assessment Model for Collaborative Interfaces. Tese (Doutorado) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brazil, 2024.

MANTAU, M. J.; BENITTI, F. B. The awareness assessment model: measuring the awareness and collaboration support over the participant’s perspective. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. [S.l.]: SBC, 2023. p. 30–43.

MANTAU, M. J.; BENITTI, F. B. V. Awareness support in collaborative system: Reviewing last 10 years of cscw research. In: 2022 IEEE 25th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD). Hangzhou, China: IEEE, 2022. p. 564–569.

MANTAU, M. J.; BENITTI, F. B. V. Towards an awareness taxonomy. In: 2022 IEEE 25th International Conference on Computer Supported Cooperative Work in Design (CSCWD). Hangzhou, China: IEEE, 2022. p. 495–500.

MANTAU, M. J.; BENITTI, F. B. V. The awareness assessment model: measuring the awareness and collaboration support over the participant’s perspective. SBC, p. 30–43, 2023.

MANTAU, M. J.; BENITTI, F. B. V. The Awareness Assessment Model repository. Personal Collection: Zenodo, 2023.

MANTAU, M. J.; BENITTI, F. B. V. The awareness assessment model: measuring awareness and collaboration support over participant’s perspective. Universal Access in the Information Society, Springer Science and Business Media LLC, mar. 2024. ISSN 1615-5297. Disponível em: DOI: 10.1007/s10209-024-01110-5.

MELO, G. L. N. et al. Accessibility issues in establishing awareness on remote collaborative software development. Journal on Interactive Systems, v. 15, n. 1, p. 294–310, 2024.

MOLINA, A. I. et al. Awareness support in collaborative programming tools: An evaluation based on programmer’s perception and eye tracking. Journal of Systems and Software, v. 220, p. 112276, 2025. ISSN 0164-1212. Disponível em: [link].

ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Design de interação. Porto Alegre, RS, BR: Bookman Editora, 2013.

SAMEJIMA, F. Estimation of latent ability using a response pattern of graded scores. Psychometrika monograph supplement, 1969.

SILVA, L.; MENDES, A. J.; GOMES, A. Computer-supported collaborative learning in programming education: A systematic literature review. In: 2020 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). [S.l.: s.n.], 2020. p. 1086–1095.

STANDARDIZATION, I. O. for. Systems and software engineering - Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Evaluation process. Geneva, CH, 2011. v. 1.

SUTHERLAND, J. SCRUM: A arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. [S.l.]: Leya, 2014.
Publicado
02/06/2025
VILLA, Andrei A.; BERKENBROCK, Carla D. M.; MANTAU, Mácio J.. Análise do Suporte à Percepção no Contexto de Desenvolvimento Colaborativo de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 102-114. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2025.7292.