Framework DTColab ON ou OFF? Investigando o uso de sistemas colaborativos na cocriação de soluções no Design Thinking
Resumo
Este estudo explora a relação entre o Design Thinking (DT) e ambientes de cocriação, com foco na integração de soluções computacionais para potencializar a colaboração entre os participantes. Apresenta-se o Framework DTColab, que integra o DT à Aprendizagem Baseada em Desafios (CBL), visando estimular a colaboração a partir de desafios reais. A pesquisa avalia a viabilidade da inclusão de sistemas colaborativos no DTColab, por meio da aplicação prática em um contexto educacional e da observação direta dos facilitadores. Os principais achados indicam que a falta de infraestrutura tecnológica, a necessidade de adaptação do tempo e espaço disponíveis e a ausência de informações prévias sobre o perfil dos participantes comprometeram o uso efetivo dos recursos colaborativos.Referências
Brenner, W., Uebernickel, F., and Abrell, T. (2016). Design Thinking as Mindset, Process, and Toolbox, chapter 1, pages 3–21. Springer, 1 edition.
Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86:84–95.
Council, D. (1944). The Design Process: What is the Double Diamond? de Classe, T. M. and de Castro, R. M. (2023). Metaverso: Ambiente de colaboração e aprendizado em aula híbrida. In Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), pages 16–29. SBC.
Fuks, H. et al. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Sistemas Colaborativos, chapter 2. CESC.
Lima, A. and Silva, C. (2024). Comunicação entre profissionais de ux e de outras áreas da tecnologia. In Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 138–150, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Marconi, M. d. A. and Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. Atlas, São Paulo, 7 edition.
Meliande, R., Ribeiro, A., Arouca, M., Amorim, A., Pestana, M., and Vieira, V. (2024). Meta-education: A case study in academic events in the metaverse. In Anais Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 28–41, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Nichols, M. H. and Cator, K. (2008). Challenge based learning white paper. Technical report, Apple, Inc., Cupertino, California.
Parizi, R., de Gouvêa, M. T. A., and da Silva Dias, A. F. (2024). DTColab: Design Thinking na Educação com Suporte de Ferramentas Computacionais Colaborativas. In Jornada de Atualização em Informática na Educação. PUCRS, Porto Alegre, RS. Publicado em 04 de novembro de 2024.
Parizi, R., Prestes, M., Marczak, S., and Conte, T. (2022). How has Design Thinking being Used and Integrated into Software Development Activities? A Systematic Mapping. Journal of Systems and Software, 187:1–27.
Romero Caballero, S., Canquiz Rincón, L., Rodriguez Toscano, A., Valencia Pérez, A., and Moreno Gómez, G. (2024). Challenge-based learning and design thinking in higher education: institutional strategies for linking experiential learning, innovation, and academic performance. Innovations in Education and Teaching International, pages 1–18.
Santos, A., Sales, A., Fernandes, P., and Kroll, J. (2018). Challenge-based learning: A brazilian case study. In Proceedings of the 40th International Conference on Software Engineering: Companion Proceedings, pages 155–156, Gothenburg, Sweden. ACM.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.
Brown, T. (2008). Design Thinking. Harvard Business Review, 86:84–95.
Council, D. (1944). The Design Process: What is the Double Diamond? de Classe, T. M. and de Castro, R. M. (2023). Metaverso: Ambiente de colaboração e aprendizado em aula híbrida. In Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), pages 16–29. SBC.
Fuks, H. et al. (2011). Teorias e modelos de colaboração. In Sistemas Colaborativos, chapter 2. CESC.
Lima, A. and Silva, C. (2024). Comunicação entre profissionais de ux e de outras áreas da tecnologia. In Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 138–150, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Marconi, M. d. A. and Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de metodologia científica. Atlas, São Paulo, 7 edition.
Meliande, R., Ribeiro, A., Arouca, M., Amorim, A., Pestana, M., and Vieira, V. (2024). Meta-education: A case study in academic events in the metaverse. In Anais Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 28–41, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Nichols, M. H. and Cator, K. (2008). Challenge based learning white paper. Technical report, Apple, Inc., Cupertino, California.
Parizi, R., de Gouvêa, M. T. A., and da Silva Dias, A. F. (2024). DTColab: Design Thinking na Educação com Suporte de Ferramentas Computacionais Colaborativas. In Jornada de Atualização em Informática na Educação. PUCRS, Porto Alegre, RS. Publicado em 04 de novembro de 2024.
Parizi, R., Prestes, M., Marczak, S., and Conte, T. (2022). How has Design Thinking being Used and Integrated into Software Development Activities? A Systematic Mapping. Journal of Systems and Software, 187:1–27.
Romero Caballero, S., Canquiz Rincón, L., Rodriguez Toscano, A., Valencia Pérez, A., and Moreno Gómez, G. (2024). Challenge-based learning and design thinking in higher education: institutional strategies for linking experiential learning, innovation, and academic performance. Innovations in Education and Teaching International, pages 1–18.
Santos, A., Sales, A., Fernandes, P., and Kroll, J. (2018). Challenge-based learning: A brazilian case study. In Proceedings of the 40th International Conference on Software Engineering: Companion Proceedings, pages 155–156, Gothenburg, Sweden. ACM.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora.
Publicado
02/06/2025
Como Citar
GOUVÊA, Maria Teresa; DIAS, Angélica F. S.; PARIZI, Rafael; MOTTA, Claudia.
Framework DTColab ON ou OFF? Investigando o uso de sistemas colaborativos na cocriação de soluções no Design Thinking. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 20. , 2025, Manaus/AM.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 273-281.
ISSN 2326-2842.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2025.8591.
