Aplicação de um modelo de colaboração em um contexto de participação social
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um estudo no qual um modelo de colaboração foi utilizado para estruturar as iniciativas de participação social em um projeto de elaboração de planos diretores municipais. No estudo é apresentado um modelo de organização das atividades de participação, e são descritas as estratégias de comunicação realizadas para divulgação das ações tomadas pela gestão e as ferramentas de participação disponíveis. As ferramentas facilitam que o cidadão exerça a colaboração através de discussão de problemas, e permitem que o participante expresse de sua opinião para levantamento de dados.
Referências
Brasil. (2001). Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Acesso em 31 de 01 de 2019, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm
Caetano, B. P. (2018). Uma proposta para participação cidadã na solução de problemas da sociedade. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia de Sistemas e Computação, COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Cortés-Cediel, M. E., Gil, O., & Cantador, I. (2018). Defining the engagement life cycle in e-participation. 19th Annual International Conference on Digital Government Research: Governance in the Data Age. Delft, The Netherlands.
Costa, A. P., Loureiro, M. J., & Reis, L. P. (2014). Do Modelo 3C de Colaboração ao Modelo 4C: Modelo de Análise de Processos de Desenvolvimento de Software Educativo. Revista Lusófona de Educação(27), 181-200.
O’Brien, H. L., & Toms, E. G. (February de 2008). What is User Engagement? A Conceptual Framework for Defining User Engagement with Technology. Journal of the American Society for Information Science and Technology banner.
Sanders, R. (1987). The Pareto principle: its use and abuse. Journal of Services Marketing, 37-40.