Utilização de influenciadores digitais para a mobilização de seguidores em favor de causas sociais

  • Carlos Oliveira UNIRIO
  • Ana Cristina Bicharra Garcia UNIRIO
  • Adriana S Vivacqua UFRJ

Resumo

Durante décadas, pessoas de todo o mundo, inclusive no Brasil, pressionaram o governo para participar de suas decisões. O governo digital criou meios para uma ampla interação cidadão-governo, que inclui informar pessoas, ouvir demandas e negociar decisões. Embora o governo brasileiro tenha criado muitas plataformas de participação, a participação popular é extremamente pequena, quase insignificante, mesmo por apenas visitar os sites para obter informações confiáveis. Então, é um desafio mobilizar as pessoas a exercerem seu direito de participar. Através de uma revisão sistemática da literatura verificamos que um dos motivos para a não-participação é o desconhecimento das iniciativas de e-participação. A literatura nos mostra que esse problema de comunicação (não-participação por desconhecimento) pode ser superado utilizando influenciadores digitais. Surgem então as questões que motivaram nossa pesquisa. Como os influenciadores digitais selecionam suas mensagens para postar? O que faria um influenciador digital postar material relacionado à cidadania? Quais fatores os impedem de publicar material relacionado à cidadania? Apresentamos os fatores que motivam e desmotivam o influenciador a postar causas sociais.

Referências

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Publicado
2019-10-03
Como Citar
OLIVEIRA, Carlos; BICHARRA GARCIA, Ana Cristina; S VIVACQUA, Adriana. Utilização de influenciadores digitais para a mobilização de seguidores em favor de causas sociais. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), [S.l.], p. 110-111, out. 2019. ISSN 2326-2842. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/sbsc/article/view/7816>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/sbsc.2019.7816.