Indicadores de comportamento para auxiliar o entendimento de discussões online
Resumo
Ambientes de colaboração on-line, têm mudado radicalmente a forma como o conhecimento é criado e gerenciado pela sociedade levando ao surgimento de comunidades abertas e auto-organizadas. No entanto, as discussões nesses ambientes são freqüentemente dispersas, redundantes e muito volumosas, o que dificulta a fluidez para um debate eficiente e o entendimento do debate em andamento. Ao mesmo tempo, a polarização de argumentos e a balcanização de usuários são comportamentos comumente identificados nestes ambientes que também afetam negativamente a qualidade das discussões e a compreensão do debate por novos usuários. Estas evidências sugerem que, embora as ferramentas e ambientes de colaboração online sejam poderosas em apoiar a criação e difusão novos conteúdos, sua capacidade de promover um debate justo e transparente é questionável. Estudos propõe resumir o conteúdo da discussão como forma de superar o volume, dispersão e redundância das colaborações. No entanto, para entender completamente um debate, também é importante perceber a dinâmica de interação do grupo, por isso, este trabalho propõe apresentar indicadores da dinâmica da discussão aliados à sumarização da mesma para auxiliar novos usuários a compreender a deliberações em andamento.
Referências
Garcia, A. C. B. and Klein, M. (2015). Making sense of large-group discussions using rhetorically structured text.
Ito, T., Imi, Y., Ito, T., and Hideshima, E. (2018). Collagree: Facilitator-mediated largescale consensus support system.
Klein, M. (2012). Enabling large-scale deliberation using attention-mediation metrics. Computer Supported Cooperative Work (CSCW), 21(4-5):449–473.
Ren, Z., Ma, J., Wang, S., and Liu, Y. (2011). Summarizing web forum threads based on a latent topic propagation process. pages 879–884.
Zhang, H. and Setty, V. (2016). Finding diverse needles in a haystack of comments: Social media exploration for news. In Proceedings of the 8th ACM Conference on Web Science, WebSci ’16, pages 286–290, New York, NY, USA. ACM.