Indicadores de comportamento para auxiliar o entendimento de discussões online

  • Lívia C Gouvêa UNIRIO
  • Ana Cristina Bicharra Garcia UNIRIO
  • Adriana S Vivacqua UFRJ

Resumo


Ambientes de colaboração on-line, têm mudado radicalmente a forma como o conhecimento é criado e gerenciado pela sociedade levando ao surgimento de comunidades abertas e auto-organizadas. No entanto, as discussões nesses ambientes são freqüentemente dispersas, redundantes e muito volumosas, o que dificulta a fluidez para um debate eficiente e o entendimento do debate em andamento. Ao mesmo tempo, a polarização de argumentos e a balcanização de usuários são comportamentos comumente identificados nestes ambientes que também afetam negativamente a qualidade das discussões e a compreensão do debate por novos usuários. Estas evidências sugerem que, embora as ferramentas e ambientes de colaboração online sejam poderosas em apoiar a criação e difusão novos conteúdos, sua capacidade de promover um debate justo e transparente é questionável. Estudos propõe resumir o conteúdo da discussão como forma de superar o volume, dispersão e redundância das colaborações. No entanto, para entender completamente um debate, também é importante perceber a dinâmica de interação do grupo, por isso, este trabalho propõe apresentar indicadores da dinâmica da discussão aliados à sumarização da mesma para auxiliar novos usuários a compreender a deliberações em andamento.

Referências

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Publicado
03/10/2019
C GOUVÊA, Lívia; BICHARRA GARCIA, Ana Cristina; S VIVACQUA, Adriana. Indicadores de comportamento para auxiliar o entendimento de discussões online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 1. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 114-115. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2019.7818.