CAPCOM - Construtor de Arquiteturas Pedagógicas para Dinâmicas Colaborativas com Multimídia
Resumo
Esse artigo apresenta uma plataforma para configurar arquiteturas pedagógicas para promover dinâmicas colaborativas que usem multimídias criados em atividades de campo. Denominada CAPCOM, essa nova plataforma oferece recursos digitais para apoiar o desenvolvimento de atividades pedagógicas colaborativas com os registros multimídias feitos em campo. Este trabalho trata especificamente dos recursos digitais para suporte à dinâmicas colaborativas a serem realizadas após a atividade de campo. Com essa plataforma para construção de arquiteturas pedagógicas para dinâmicas colaborativas com multimídias, o professor cria atividades de acordo com o objetivo pedagógico pretendido.
Referências
Castro, A. and Menezes, C. (2011). Aprendizagem colaborativa com suporte computacional. Sistemas Colaborativos, pages 135–153.
Chagas, I. (2002). Trabalho colaborativo condição necessária para a sustentabilidade das redes de aprendizagem. Redes de aprendizagem. Redes de conhecimento. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pages 71–82.
Dillenbourg, P., Baker, M. J., Blaye, A., and O’Malley, C. (1995). The evolution of research on collaborative learning. Learning in Humans and Machine: Towards an interdisciplinary learning science., pages 189–211.
Giordani, A. C. C., Audino, D. F., and Cassol, R. (2006). Inserção do google earth no ensino de geografia. IN: Jornada da Educação, UNIFRA, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS, pages 1–8.
Lei, P.-L., Kao, G. Y.-M., Lin, S. S., and Sun, C.-T. (2009). Impacts of geographical knowledge, spatial ability and environmental cognition on image searches supported by gis software. Computers in Human Behavior, 25(6):1270–1279.
Leite, C. L. K., PASSOS, M. d. A., Torres, P. L., and Alcântara, P. R. (2005). A aprendizagem colaborativa na educação a distância on-line. In CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, volume 12, pages 1–10.
Menezes, C. S., de Nevado, R. A., de Castro Jr, A. N., and Santos, L. N. (2008). Morfeu–multi-organizador flexível de espaços virtuais para apoiar a inovação pedagógica emead. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 1, pages 451–460.
Ocepek, U., Bosnic, Z., Serbec, I. N., and Rugelj, J. (2013). Exploring the relation between learning style models and preferred multimedia types. Computers & Education, 69:343–355.
Oliveira, A. and Correia, M. D. (2013). Aula de campo como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem sobre os ecossistemas recifais em alagoas. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(2):163–190.
Pereira, B., Almeida, R., Tavares, O., and de Menezes, C. (2015). Am: Uma plataforma digital para criacao e uso de veículos de comunicacao locativos para atividades pedagogicas. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 26, pages 131–139.
Pereira, B. C. (2015). Aprendizagem em movimento - uma plataforma para a criação e uso de veiculos de comunicação na realização de arquiteturas pedagogicas. Master’s thesis, Programa de pós graduação em em Informática da UFES, Vit´oria–ES.
Pimentel, M., Gerosa, M. A., Filippo, D., Raposo, A., Fuks, H., and Lucena, C. J. P. (2006). Modelo 3c de colaboração para o desenvolvimento de sistemas colaborativos. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 58–67.
Reinoso, L. and Tavares, O. (2015). Mvlibras: ambiente digital para comunidades de aprendizagem com recursos inclusivos para surdos. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, volume 26, pages 772–781.
Seniciato, T. and Cavassan, O. (2004). Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências–um estudo com alunos do ensino fundamental field classes in natural environment and science learning–a study with students from elementary school. Ciência & Educação, 10(1):133–147.
Vieira, R. R. M. (2011). Uma arquitetura de software para o morfeu: Apoiando a realização de arquiteturas pedagógicas em espaços virtuais colaborativos. Master’s thesis, Dissertação (Mestrado em Informática)–UFES, Vitória–ES, Agosto.
Vieira, R. R. M., dos Santos, O. L., do Prado Rafalski, J., Bada, E. M., da Silva, H. F. A., and de Menezes, C. S. (2011). Coordenação nas atividades colaborativas em ambientes de aprendizagem-uma avaliação na implementação de arquiteturas pedagógicas. RENOTE, 9(1).
Vieira, R. R. M. and Tavares, O. d. L. (2015). Modelo para descrição de espaços colaborativos: Apoiando a realização de arquiteturas pedagógicas. Sistemas Colaborativos, pages 189–196.