Caracterização das Estratégias de Qualidade de Uso que Potencializam a Utilização Contínua de Aplicativos Colaborativos de Navegação: Um estudo de caso no Waze

  • Lorena Tomagnini CEFET-MG
  • Glívia A. R. Barbosa CEFET-MG
  • Geanderson E. dos Santos UFMG
  • Ismael S. Silva CEFET-MG

Resumo


Este trabalho buscou verificar e caracterizar, através de um estudo de caso no Waze, as estratégias de qualidades de uso adotadas por aplicativos colaborativos de navegação e a contribuição das mesmas para o uso contínuo desse tipo de aplicação. Os resultados mostraram que o projetista adota estratégias consideradas relevantes para promover um ambiente colaborativo que mantém o usuário motivado a interagir continuamente.

Referências

Barbosa, G. A. R.; Santos, G, E.; and Victor M. de O. Pereira, V. M. O. 2013. Caracterização qualitativa da sociabilidade no Facebook. In Proc. IHC '13, p. 72-81.

Britto, T.C., Martins, L.C.G., Penteado, B.E. e Anacleto, J.C. 2011. Técnicas de Prototipação para Smartphones no Apoio à Avaliação de Interfaces com o Usuário. In Proc. IHC&CLIHC’11, p. 39- 42.

Brown, Q., Bonsignore, E., Hatley, L., Druin, A., Walsh, G., Foss, E., Brewer, R., Hammer, J. e Golub, E. 2010. Clear Panels: A Technique to Design Mobile Application Interactivity. In Proc. DIS’10, p. 360-363.

Coutinho, F.; Prates, R. O.; Chaimowicz, L. 2011. An analysis of information conveyed through audio in an fps game and its impact on deaf players experience. In Proc. of SBGAMES’11. p. 53–62.

de Oliveira, D. H. D., de Miranda, L. C., de Miranda, E. E. C., da Silva,L. F. 2012. Prototipação de interfaces de aplicativos para dispositivos móveis: estado da arte e desafios de IHC. In Proc. of IHC '12, p. 315-324.

de Souza, C. S., Leitão, C. F., Prates, R. O., and da Silva, E. J. 2006. The semiotic inspection method. In: Proc. of IHC’06, p. 148-157.

de Souza, C. S., Leitão, C. F., Prates, R. O., Bim, S.A., da Silva, E.J. 2010. Can inspection methods generate valid new knowledge in HCI? The case of semiotic inspection. In: International Journal of Human-Computer Studies, 68(1-2), p. 22-40.

de Souza, C.S. and Preece, J. 2004. A Framework for Analyzing and Understanding Online Communities. In: Interacting with Computers, v. 16(3), p. 579-610.

Forlizzi, J. and Battarbee, K. 2004. Understanding experience in interactive systems. In Proc. of DIS '04, p. 261-268.

Furtado, V. et al. 2010. Apoio ao projeto de sites colaborativos: uma abordagem fundamentada na associação de requisitos de colaboração e de interação com prépadrões de interface. In Proc. of IHC'10.

Google Play. 2016. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps>.

Knoll, R. C. Desenvolvimento de heurísticas de usabilidade para tablets. Caderno de Estudos Tecnológicos, FATEC, Bauru, Julho 2014. V.2, n.1, p. 93-109.

Nielsen, J. Usability engineering. Elsevier, 1994.

Norman, D. and Nielsen, J. 2013. The Definition of User Experience. Disponível em: <https://goo.gl/Jx1bZj>. Último acesso em: 29 de março de 2016.

O Globo. 2013. Waze já tem 6 milhões de usuários no Brasil, que é o 2º mercado do app. Disponível em: <http://goo.gl/xImxvq>. Último acesso em: 25 de Março de 2016.

Pereira, R.; Baranauskas, M. C. C. & da Silva, S. R. P. 2010. Softwares sociais: uma visão orientada a valores. In Proc. of IHC ’10, p. 149-158.

Pontes, P. E. 2008. Especificação de requisitos para comunicabilidade em websites na engenharia semiótica. 108 p. Faculdade de Informática do Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, 2008.

Prates, R. O. and Barbosa, S. D. J. 2007. Introdução à Teoria e Prática da Interação Humano Computador fundamentada na Engenharia Semiótica. In: T. Kowaltowski e K. K. Breitman (Org.). Sociedade Brasileira de Computação. SBC. Rio de Janeiro.

Preece, J. 2001. Online communities: Usability, Sociability, Theory and Methods. In R. Earnshaw, R. Guedj, A. van Dam and T. Vince (Eds) Frontiers of Human-Centred Computing, Online Communities and Virtual Environments.

Reis, S. de S. and Prates, R. O. 2011. Applicability of the Semiotic Inspection Method: a Systematic Literature Review. In: Proc. of X IHC & V CLIHC’11, p. 177-186.

Silva, M. R., Coutinho, F. R. S. and Oliveira, A. P. G. 2014. Estratégias de comunicação de marketing para o website corporativo do Promenade Champagnat: usando o MIS para o turismo. In Proc. of IHC'14, p. 333-336.

Silva, J. C. R.; Oliveira, E, R; and Barbora, G. A. R. 2015. Caracterização de Estratégias de Gamificação em Aplicativos Móveis Educacionais: Um Estudo de Caso do Aplicativo Duolingo. In Proc. of IHC '15.

Tarouco, F. 2013. A metrópole comunicacional e a popularização dos apps para dispositivos móveis. Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação. Epistemologia e desafios da pesquisa no campo da comunicação, 2013.

W3C. 2016. Designing for inclusion. 2012. Disponível em: <http://goo.gl/dJX65Y>. Último acesso em: 25 de Março de 2016

Werbach, K.; Hunter, D. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Filadélfia, Pensilvânia: Wharton Digital Press. 148 p., 2012.

Waze. 2016. Disponível em: <https://www.waze.com/>. Último acesso em: 25 de Março de 2016

Zichermann, G.; Cunningham, C. 2011. Gamification by Design - Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. (1st ed.). O'Reilly Media, Inc.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
TOMAGNINI, Lorena; BARBOSA, Glívia A. R.; DOS SANTOS, Geanderson E.; SILVA, Ismael S.. Caracterização das Estratégias de Qualidade de Uso que Potencializam a Utilização Contínua de Aplicativos Colaborativos de Navegação: Um estudo de caso no Waze. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1462-1476. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9503.