Avaliação por pares como ferramenta colaborativa na correção de redações: Um experimento com o ambiente educacional MeuTutor

  • Thyago Tenório UFAL
  • Ig Ilbert Bittencourt UFAL

Resumo


Embora os ambientes de aprendizagem online ofereçam maneiras escal áveis para apresentar um conteúdo, fóruns e avaliar o progresso dos alunos automaticamente, eles continuam limitados na capacidade de avaliar atividades complexas, como correção de redações. Nesse tipo de atividade, a correção de forma manual pelos professores/tutores se tornaria rapidamente inviável a medida que o número de atividades cresce. Este trabalho apresenta um mecanismo de avaliação por pares e aplica-o no contexto de redações no ambiente educacional MeuTutor. Com o experimento realizado, concluiu-se que não houve variações estatísticas entre as notas obtidas se comparado a especialistas, o tempo de correção foi reduzido, assim como o custo envolvido diminuiu 72.4%.

Referências

Chang, C.-C., Tseng, K.-H., and Lou, S.-J. (2012). A comparative analysis of the consistency and difference among teacher-assessment, student self-assessment and peerassessment in a web-based portfolio assessment environment for high school students. Computers & Education, 58(1):303–320.

Dominguez, C., Cruz, G., Maia, A., Pedrosa, D., and Grams, G. (2012). Online peer assessment: An exploratory case study in a higher education civil engineering course. In Interactive Collaborative Learning (ICL), 2012 15th International Conference on, pages 1–8. IEEE.

Kahiigi Kigozi, E., Vesisenaho, M., Hansson, H., Danielson, M., and Tusubira, F. (2012). Modelling a peer assignment review process for collaborative e-learning. Journal of Interactive Online Learning, 11(2):67–79.

Kawai, G. (2006). Collaborative peer-based language learning in unsupervised asynchronous online environments. In Creating, Connecting and Collaborating through Computing, 2006. C5’06. The Fourth International Conference on, pages 35–41. IEEE.

Malehorn, H. (1994). Ten measures better than grading. The Clearing House, 67(6):323–324.

Orsmond*, P., Merry, S., and Callaghan, A. (2004). Implementation of a formative assessment model incorporating peer and self-assessment. Innovations in Education and Teaching International, 41(3):273–290.

Pavlus, J. (2010). The game of life. Scientific American, 303(6):43–44.

Piech, C., Huang, J., Chen, Z., Do, C., Ng, A., and Koller, D. (2013). Tuned models of peer assessment in moocs. arXiv preprint arXiv:1307.2579.

Sadler, P. M. and Good, E. (2006). The impact of self-and peer-grading on student learning. Educational assessment, 11(1):1–31.

Shapiro, S. S. and Francia, R. (1972). An approximate analysis of variance test for normality. Journal of the American Statistical Association, 67(337):215–216.

Sterbini, A. and Temperini, M. (2013). Openanswer, a framework to support teacher’s management of open answers through peer assessment. In Frontiers in Education Conference, 2013 IEEE, pages 164–170. IEEE.

Tosic, M. and Nejkovic, V. (2010). Trust-based peer assessment for virtual learning systems. Springer.

Wang, Y. and Vassileva, J. (2003). Trust and reputation model in peer-to-peer networks. In Peer-to-Peer Computing, 2003.(P2P 2003). Proceedings. Third International Conference on, pages 150–157. IEEE.

Welch, B. L. (1938). The significance of the difference between two means when the population variances are unequal. Biometrika, pages 350–362.
Publicado
04/07/2016
Como Citar

Selecione um Formato
TENÓRIO, Thyago; BITTENCOURT, Ig Ilbert. Avaliação por pares como ferramenta colaborativa na correção de redações: Um experimento com o ambiente educacional MeuTutor. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 13. , 2016, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 1549-1563. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2016.9509.