O Uso de Storytelling para Apoiar o Compartilhamento de Conhecimento
Resumo
Escolas públicas do município do Rio de Janeiro adotou recentemente uma abordagem essencialmente comunicativa para o ensino de língua inglesa. A contação de histórias apoiada pela tecnologia é uma forma bastante eficiente de se colher dados relacionados a algo que foi vivenciado por um grupo de pessoas. Quando essas histórias são formalizadas, o conhecimento tácito também pode ser observado, fazendo com que seja possível uma maior aproximação da realidade dos eventos. Através da Sofia, uma ferramenta especialmente criada para a recuperação de informações através de histórias, busca-se chegar a um resultado a partir da colaboração de um grupo de alunos.
Referências
Fuks, Hugo; Pimentel; Mariano (organizadores). (2012) Sistemas Colaborativos. Rio de Janeiro: Elsevier.
Gil, A.C. (2008) Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Kumar, V. S. (1996) Computer-Supported Collaborative Learning: Issues for research, In 8th Annual Graduate Symposium on Computer Science, University of Saskatchewan, Canada.
Lage, B. B.; Quintanilha, C. B. C. (2010) Sofia 2.0: A Maturação de um Arcabouço para Soluções de Group Storytelling através de uma Instanciação Avant-garde. Orientador: Marcos Roberto da Silva Borges. Rio de Janeiro: UFRJ/IM/DCC. Projeto Final de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação).
Laporti, V, Borges, M., Barganholo, V. P. (2009) "Athena: A collaborative approach to requirements elicitation." Computers in Industry 60.6.367-380.
Larsen-Freeman. Diane. (2000) Techniques and Principles in Language Teaching. Oxford: Oxford University Press.
Lemos, J.; Alves, C.; Duboc, L.; Rodrigues, G. N. (2012) "A systematic mapping study on creativity in requirements engineering". In Proc. of the 27th Annual ACM Symposium on Applied Computing (pp. 1083-1088). ACM. Mar.
Nonaka, I. (1991) “The knowledge-creating Company”. Harvard Business Review, pp. 96-104.
Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1997) Criação do Conhecimento na Empresa. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 358p.
Oliveira, E. W.; Borges, M.R.S. (2014.) A Influência da Diversidade de Conhecimento no Processo de Aprendizagem Colaborativa. XI SBSC – Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativo, Curitiba, PR.
Perret, R. ; Borges, M. R.S; Santoro, F.M. (2014) Applying Group Storytelling in Knowledge Management. CRIWG 2004. Springer-Verlag Berlin Heidelberg
Richards, Jack C; Rodgers, Theodore S. (2001) Approaches and Techniques in Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press.
Salmon, Christian.(2007) Storytelling: la machine à fabriquer des histoires et à formater les esprits. Paris: La Decouverte.
Santoro, Flávia Maria; Brézillon, Patrick. (2006) The Role of Shared Context in Group Storytelling. Computing and Informatics, v. 25, 497-522.
Santoro, Flávia Maria; BORGES, Marcos R. da Silva; SANTOS; Neide. (2013) Um Framework para Estudos de Ambientes de Suporte à Aprendizagem Cooperativa. Dissertação de Mestrado.
Valente, José Armando. Informática na Educação: instrucionismo X construcionismo. http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html. Acessado em 05/08/2015.
Valle, C., Raybourn, E.M., Prinz, W., Borges, M.R.S. (2003) Group Storytelling to Support Tacit Knowledge Externalization. Proc. of the 10th International Conference on Human – Computer Interaction. Crete, Greece.