Laboratórios Online Móveis em um Ambiente de Experimentação Colaborativo

  • José Pedro Schardosim Simão UFSC
  • João Paulo Cardoso de Lima UFRGS
  • Hamadou Saliah-Hassane TÉLUC
  • Juarez Bento da Silva UFSC
  • João Bosco da Mota Alves UFSC

Resumo


Os laboratórios remotos têm papel importante no aumento da flexibilização e do grau de alcance de atividades práticas no ensino. No entanto, o modelo atual de distribuição dos laboratórios remotos não considera um cenário dinâmico que inclua colaboração, laboratórios peer-to-peer e móveis. Neste artigo é apresentado um conjunto de ferramentas para criação de ambientes colaborativos de aprendizagem com laboratórios online móveis que permite aos estudantes criarem seus próprios laboratórios móveis e compartilhá-los com colegas e professores. A abordagem utilizada mostra-se compatível com configurações máquinas e redes que o usuário alvo possui em escolas e na sua residência e prevê a recuperação de informações para avaliação de aprendizagem.

Referências

ADL, A. D. L. I. (2017). Experience API: Advanced Distributed Learning (ADL) Co- Laboratories.

Antonio, C. P., Lima, J. P. C., Alves, J. B. M., Silva, J. B., and Simão, J. P. S. (2016). Merging a remote microscope and virtual worlds: Teaching kingdom plantae on basic education. International Journal of Online Engineering (iJOE), 12(4):3.

Auer, M., Pester, A., Ursutiu, D., and Samoila, C. (2003). Distributed virtual and remote labs in engineering. In IEEE International Conference on Industrial Technology, 2003, volume 2, pages 1208–1213.

Bochicchio, M. A., Longo, A., Vaira, L., and Zappatore, M. (2015). Fostering online scientific experimentations in universities and high schools: The edoc project. In 2015 3rd Experiment International Conference, pages 337–342.

Costa, R. J. and Alves, G. R. (2006). Remote and mobile experimentation: Pushing the boundaries of an ubiquitous learning place. IFAC Proceedings Volumes, 39(4):314–320.

Hamzah, W. M. A. F. W., Ali, N. H., Saman, M. Y. M., Yusoff, M. H., and Yacob, A. (2015). The use of tin can api for web usage mining in e-learning applications on the social network. In 2015 IEEE Symposium on Computer Applications and Industrial Electronics (ISCAIE), pages 113–118.

Orduña, P. (2013). Transitive and Scalable Federation Model for Remote Laboratories. Thesis, Universidad de Deusto.

Orduña, P., Almeida, A., López-de Ipiña, D., and Garcia-Zubia, J. (2014). Learning analytics on federated remote laboratories: Tips and techniques. In 2014 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 299–305.

Restivo, M. T., Lopes, A. M., Machado, L. d. S., and Moraes, R. M. d. (2011). Adding tactile information to remote and virtual labs. In 2011 IEEE Global Engineering Education Conference, pages 1120–1124.

Rodriguez-Gil, L., Garcia-Zubia, J., Orduna, P., and Lopez-de Ipina, D. (2016). Towards new multiplatform hybrid online laboratory models. IEEE Transactions on Learning Technologies, PP(99):1–1.

Saliah-Hassane, H. and Reuzeau, A. (2014). Mobile open online laboratories: A way towards connectionist massive online laboratories with x-api (c-mools). In 2014 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE) Proceedings, pages 1–7.

Salzmann, C., Govaerts, S., Halimi,W., and Gillet, D. (2015). The smart device specification for remote labs. International Journal of Online Engineering (iJOE), 11(4):9–29.

Silva, J. B. d., Rochadel, W., Simão, J. P. S., and Fidalgo, A. V. d. S. (2014). Adaptation model of mobile remote experimentation for elementary schools. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, 9(1):28–32.

Tawfik, M., Salzmann, C., Gillet, D., Lowe, D., Saliah-Hassane, H., Sancristobal, E., and Castro, M. (2014). Laboratory as a service (laas): a novel paradigm for developing and implementing modular remote laboratories. International Journal of Online Engineering (iJOE), 10(4):9.

UNESCO, I. f. S. (2016). Brazil - education and literacy.

Venant, R., Vidal, P., and Broisin, J. (2016). Learning analytics for learner awareness in remote laboratories dedicated to computer education. In Workshop on Learning Analytics for Learners in 6th International Conference on Learning Analytics and Knowledge (LAK 2016), pages 31–37, New York, NY, USA. ACM.

Zappatore, M., Longo, A., and Bochicchio, M. A. (2016). Enabling mool in acoustics by mobile crowd-sensing paradigm. In 2016 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), pages 733–740.

Zutin, D. G., Auer, M. E., Maier, C., and Niederstätter, M. (2010). Lab2go: A repository to locate educational online laboratories. In IEEE EDUCON 2010 Conference, pages 1741–1746.
Publicado
02/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
SIMÃO, José Pedro Schardosim; DE LIMA, João Paulo Cardoso; SALIAH-HASSANE, Hamadou; DA SILVA, Juarez Bento; ALVES, João Bosco da Mota. Laboratórios Online Móveis em um Ambiente de Experimentação Colaborativo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1526-1535. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2017.9945.