Aplicação da prática colaborativa no desenvolvimento de um jogo para o ensino da programação

  • Mauro Marcelo Mattos FURB
  • Luciana Pereira de Araújo FURB
  • Fabrícia Durieux Zucco FURB
  • Nelson Hein FURB
  • Karina Zendron da Cunha FURB
  • Gabriel Castellani de Oliveira FURB
  • Leonardo Rossi Bordone FURB
  • Nathan Kruger FURB
  • Lucas Eduardo Schlögl FURB
  • Adriane Tomé FURB
  • Pedro Lima Bursoni FURB

Resumo


Este artigo é parte de um projeto de extensão que tem por objetivo ensinar crianças a programar através de joguinhos. O artigo apresenta a fase de concepção do jogo, o qual foi realizada por uma equipe interdisciplinar de computação, comunicação e letras. Para a concepção foram utilizadas técnicas de design colaborativo e foi aplicado o método CARD para a definição das regras do jogo. Para a produção, utilizou-se da abordagem de processos de negócio de forma colaborativa, na qual foi definido um fluxo de atividades para cada parte da equipe. Este artigo apresenta o desenvolvimento e discute a aplicabilidade dos métodos para a concepção de um produto.

Referências

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Publicado
02/07/2017
MATTOS, Mauro Marcelo et al. Aplicação da prática colaborativa no desenvolvimento de um jogo para o ensino da programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1536-1545. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2017.9946.