Towards an Educational Platform with Real-Time Collaboration and Monitoring of Students Achievement
Resumo
Diversos estudos têm sido empreendidos visando aumentar a eficiência da aprendizagem à distância, por meio do desenvolvimento de funcionalidades para Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Todavia, estas pesquisas não possuem foco no uso de colaboração de objetos de aprendizagem e análise do progresso dos alunos, em tempo real. Por isto, este artigo apresenta uma plataforma educacional que permite coautoria em tempo real e acompanhamento do progresso de alunos em objetos de aprendizagem, através da implementação de técnicas de engenharia de software e padrões de sistemas educacionais.
Referências
BISSI, W. Metodologia de desenvolvimento ágil. Campo Digital, v. 2, n. 1, 2007.
BRADBURNE, A. Rails 5 revealed. [S.l.]: Springer, 2016.
FALCKEMBACH, G. A. M.; ARAUJO, F. V. de. Aprendizagem de algoritmos: dificuldades na resolução de problemas. Anais Sulcomp, v. 2, 2013.
GARNER, S. Supporting the personal knowledge management of students with technology. In: Proceedings of Informing Science & IT Education Conference (InSITE). [S.l.: s.n.], 2010. p. 237–246.
LAMB EIFRED MARKUSSEN, R. T. J. P. N. S. S. School dropout and completion international comparative studies in theory and policy. Dordrecht: Springer Netherlands, 2011. ISBN 978-90-481-9762-0,978-90-481-9763-7.
LUCENA, K. T.; SILVA, J.; OLIVEIRA, E. Webmonitor: uma ferramenta para monitoramento e acompanhamento de cursos em um ava. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2015. v. 26, n. 1, p. 249.
MAZZA, R.; DIMITROVA, V. Coursevis: A graphical student monitoring tool for supporting instructors in web-based distance courses. International Journal of Human-Computer Studies, Elsevier, v. 65, n. 2, p. 125–139, 2007.
MEIRELES, M. C.; BONIFÁCIO, B. Uso de métodos ágeis e aprendizagem baseada em problema no ensino de engenharia de software: Um relato de experiência. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2015. v. 26, n. 1, p. 180.
O’LEARY, R.; RAMSDEN, A. Virtual learning environments. Learning and Teaching Support Network Generic Centre/ALT Guides, LTSN. Retrieved July, v. 12, p. 2005, 2002.
ALMEIDA, A.; PIMENTEL, E. P.; STIUBIENER, I. Estratégias para o monitoramento de ações de tutoria na educação a distância. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2012. v. 1, n. 1.
BISSI, W. Metodologia de desenvolvimento ágil. Campo Digital, v. 2, n. 1, 2007.
BRADBURNE, A. Rails 5 revealed. [S.l.]: Springer, 2016.
FALCKEMBACH, G. A. M.; ARAUJO, F. V. de. Aprendizagem de algoritmos: dificuldades na resolução de problemas. Anais Sulcomp, v. 2, 2013.
GARNER, S. Supporting the personal knowledge management of students with technology. In: Proceedings of Informing Science & IT Education Conference (InSITE). [S.l.: s.n.], 2010. p. 237–246.
LAMB EIFRED MARKUSSEN, R. T. J. P. N. S. S. School dropout and completion international comparative studies in theory and policy. Dordrecht: Springer Netherlands, 2011. ISBN 978-90-481-9762-0,978-90-481-9763-7.
LUCENA, K. T.; SILVA, J.; OLIVEIRA, E. Webmonitor: uma ferramenta para monitoramento e acompanhamento de cursos em um ava. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2015. v. 26, n. 1, p. 249.
MAZZA, R.; DIMITROVA, V. Coursevis: A graphical student monitoring tool for supporting instructors in web-based distance courses. International Journal of Human-Computer Studies, Elsevier, v. 65, n. 2, p. 125–139, 2007.
MEIRELES, M. C.; BONIFÁCIO, B. Uso de métodos ágeis e aprendizagem baseada em problema no ensino de engenharia de software: Um relato de experiência. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. [S.l.: s.n.], 2015. v. 26, n. 1, p. 180.
O’LEARY, R.; RAMSDEN, A. Virtual learning environments. Learning and Teaching Support Network Generic Centre/ALT Guides, LTSN. Retrieved July, v. 12, p. 2005, 2002.