iLibras como facilitador na comunicação efetiva do surdo: uma ferramenta colaborativa móvel
Resumo
A comunicação é a forma de compartilhar informação, desenvolver cultura e interagir na sociedade. As tecnologias computacionais em conjunto com Sistemas Colaborativos (SC) contribuem na acessibilidade comunicacional das pessoas e no processo inclusivo. O presente trabalho apresenta uma abordagem para apoiar a comunicação de pessoas surdas e também usuários de Libras por meio de ferramentas computacionais móveis e colaborativas. São adotadas as abordagens da metodologia da pesquisa de Design Science Research (DSR) e Participativo (DP). Dessa forma, foi possível compreender melhor os usuários, bem como construir os recursos computacionais para facilitar a comunicação com surdos.
Referências
COSTA, S. E. d. et al. Uma revisão sistemática da literatura para investigação de estratégias de ensino colaborativo. In: IEEE. Anais... XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. [S.l.], 2016. p. 1537–1548.
COSTA, S. E. d. et al. Desafios na arte se ensinar inclusiva: A relação professor e intérprete na inclusão do surdo. v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/70647. Acesso em: 2017-05-09.
CYBIS,W. d. A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Florianópolis: Laboratório de utilizabilidade de informática, 2003.
DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. [S.l.]: Bookman Editora, 2015.
GADAMER, H.-G. Verdade e método II: complementos e índice. [S.l.]: Petrópolis: Vozes, 2002. 173–182 p.
HEVNER, A. R. A three cycle view of design science research. Scandinavian journal of information systems, v. 19, n. 2, p. 4, 2007.
IBGE. Censo demográfico 2010 - Resultados gerais da amostra. 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 2017-05-10.
MACHADO, L. D. P. et al. Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação orientada a objetos. In: IEEE. XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. [S.l.], 2016.
MOURA, E. R. d. S. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. 78 f. Dissertação(Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015, 2015.
NASCIMENTO, G. B.; FORTES, L. de O.; KESSLER, T. M. Estratégias de comunicação como dispositivo para o atendimento humanizado em saúde da pessoa surda. Saúde (Santa Maria), v. 41, n. 2, p. 241–250, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/revistasaude/article/view/15121. Acesso em: 2017-02-19.
PIMENTEL, M. et al. Modelo 3c de colaboração para o desenvolvimento de sistemas colaborativo. In: III SIMPóSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS. Anais. [S.l.], 2006. p. 58–67.
PIMENTEL, M.; GEROSA, M. A.; FUKS, H. Capítulo 5 - sistemas de comunicação para colaboração. In: PIMENTEL, M.; FUKS, H. (Ed.). Sistemas Colaborativos. Elsevier Editora Ltda., 2012. p. 65 – 93. ISBN 978-85-352-4669-8. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978853524669850005X. Acesso em: 2017-05-10.
PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação. [S.l.]: Bookman, 2005.
ROSA, A. S. Comunicação: a ferramenta do profissional. Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do UNIPAM, n. 6, p. 141–155, 2009. ISSN 1806-6399.
SILVA, B. D. d.; OSÓRIO, A. J. As tecnologias de informação e comunicação da educação na universidade do minho. Centro de Competência da Universidade do Minho, Centro de Competência da Universidade do Minho, p. 9–25, 2009.
TRINDADE, D. InCoP: um framework conceitual para o design de ambientes colaborativos inclusivos para surdos e não surdos de cultivo de comunidades de prática. Tese (Doutorado) - Tese de Doutorado em Informática, Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Informática do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, 2013.