iLibras como facilitador na comunicação efetiva do surdo: uma ferramenta colaborativa móvel

  • Simone Erbs da Costa UDESC
  • Carla Diacui Medeiros Berkenbrock UDESC
  • Fabiola Sucupira Ferreira Sell UDESC
  • Gian Ricardo Berkenbrock UFSC

Resumo


A comunicação é a forma de compartilhar informação, desenvolver cultura e interagir na sociedade. As tecnologias computacionais em conjunto com Sistemas Colaborativos (SC) contribuem na acessibilidade comunicacional das pessoas e no processo inclusivo. O presente trabalho apresenta uma abordagem para apoiar a comunicação de pessoas surdas e também usuários de Libras por meio de ferramentas computacionais móveis e colaborativas. São adotadas as abordagens da metodologia da pesquisa de Design Science Research (DSR) e Participativo (DP). Dessa forma, foi possível compreender melhor os usuários, bem como construir os recursos computacionais para facilitar a comunicação com surdos.

Referências

ALAN, R. H. V. et al. Design science in information systems research. MIS quarterly, Springer, v. 28, n. 1, p. 75–105, 2004.

COSTA, S. E. d. et al. Uma revisão sistemática da literatura para investigação de estratégias de ensino colaborativo. In: IEEE. Anais... XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. [S.l.], 2016. p. 1537–1548.

COSTA, S. E. d. et al. Desafios na arte se ensinar inclusiva: A relação professor e intérprete na inclusão do surdo. v. 14, n. 2, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/70647. Acesso em: 2017-05-09.

CYBIS,W. d. A. Engenharia de usabilidade: uma abordagem ergonômica. Florianópolis: Laboratório de utilizabilidade de informática, 2003.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; JÚNIOR, J. A. V. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. [S.l.]: Bookman Editora, 2015.

GADAMER, H.-G. Verdade e método II: complementos e índice. [S.l.]: Petrópolis: Vozes, 2002. 173–182 p.

HEVNER, A. R. A three cycle view of design science research. Scandinavian journal of information systems, v. 19, n. 2, p. 4, 2007.

IBGE. Censo demográfico 2010 - Resultados gerais da amostra. 2010. Disponível em: [link]. Acesso em: 2017-05-10.

MACHADO, L. D. P. et al. Uma abordagem colaborativa para aprendizagem de programação orientada a objetos. In: IEEE. XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. [S.l.], 2016.

MOURA, E. R. d. S. Uma ferramenta colaborativa móvel para apoiar o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa para alunos surdos. 78 f. Dissertação(Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015, 2015.

NASCIMENTO, G. B.; FORTES, L. de O.; KESSLER, T. M. Estratégias de comunicação como dispositivo para o atendimento humanizado em saúde da pessoa surda. Saúde (Santa Maria), v. 41, n. 2, p. 241–250, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/revistasaude/article/view/15121. Acesso em: 2017-02-19.

PIMENTEL, M. et al. Modelo 3c de colaboração para o desenvolvimento de sistemas colaborativo. In: III SIMPóSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS. Anais. [S.l.], 2006. p. 58–67.

PIMENTEL, M.; GEROSA, M. A.; FUKS, H. Capítulo 5 - sistemas de comunicação para colaboração. In: PIMENTEL, M.; FUKS, H. (Ed.). Sistemas Colaborativos. Elsevier Editora Ltda., 2012. p. 65 – 93. ISBN 978-85-352-4669-8. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978853524669850005X. Acesso em: 2017-05-10.

PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Design de interação. [S.l.]: Bookman, 2005.

ROSA, A. S. Comunicação: a ferramenta do profissional. Revista do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão do UNIPAM, n. 6, p. 141–155, 2009. ISSN 1806-6399.

SILVA, B. D. d.; OSÓRIO, A. J. As tecnologias de informação e comunicação da educação na universidade do minho. Centro de Competência da Universidade do Minho, Centro de Competência da Universidade do Minho, p. 9–25, 2009.

TRINDADE, D. InCoP: um framework conceitual para o design de ambientes colaborativos inclusivos para surdos e não surdos de cultivo de comunidades de prática. Tese (Doutorado) - Tese de Doutorado em Informática, Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Informática do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná, 2013.
Publicado
02/07/2017
Como Citar

Selecione um Formato
DA COSTA, Simone Erbs; BERKENBROCK, Carla Diacui Medeiros; SELL, Fabiola Sucupira Ferreira; BERKENBROCK, Gian Ricardo. iLibras como facilitador na comunicação efetiva do surdo: uma ferramenta colaborativa móvel. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1269-1283. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2017.9953.