Estudo e Implementação de Técnicas de Motivação no Moodle

  • Samanta F. Aires UFRN
  • Jair C. Leite UFRN

Resumo


Um dos maiores problemas enfrentados pela Educação a distância, é a falta de interação entre os alunos, e entre eles e seus professores/tutores. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) surgiram na tentativa de melhorar esse problema através de ferramentas de interação, como os fóruns e os chats. Entretanto, mesmo com essas ferramentas, ainda vemos que não há grande interatividade entre os usuários desses ambientes. Dessa forma, neste projeto, apresentamos as etapas de estudo, formulação, implantação e resultados da aplicação de algumas técnicas de motivação baseadas em recompensas e reconhecimento, que objetivam aumentar a colaboração e participação dos alunos dentro do AVA Moodle de um curso técnico. O impacto das técnicas foram avaliadas pela análise do uso do sistema para postar e comentar nos fóruns de discussão. Ao final, discutimos os resultados e indicamos que o uso destas técnicas, particularmente em ambientes de ensino, precisa ser bastante planejado.

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Publicado
02/07/2017
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AIRES, Samanta F.; LEITE, Jair C.. Estudo e Implementação de Técnicas de Motivação no Moodle. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 14. , 2017, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . p. 1444-1458. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2017.9965.