Uso de Software Colaborativo como Ferramenta de Apoio à Socialização do Conhecimento: Aplicação de um Estudo de Caso nos Correios usando o Telegram
Resumo
Este trabalho apresenta a aplicação de um Estudo de Caso em um Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios. Esse estudo de caso visa analisar o uso do software colaborativo Telegram como ferramenta de apoio à socialização do conhecimento neste setor dos Correios. É feito uma breve apresentação do Estudo de Caso, seguida da descrição da aplicação na organização. Por fim, são apresentados os resultados obtidos por meio de uma avaliação quantitativa, com base nos dados coletados durante o a realização do estudo de caso, por meio do uso do Telegram e também dos relatórios gerenciais da empresa, seguida de uma avaliação qualitativa baseada na análise de Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças a partir da perspectiva dos participantes.Referências
Aires, R. W.do A., Kempner-Moreira, F., Freire, P. de S. (2017) “Indústria 4.0: Desafios e tendências para a Gestão do Conhecimento”, I SUCEG. Santa Catarina.
Almenara, J.C., Osuna, J. B.,Cejudo, M. C. L., Cabrera, C. Y. (2016) “Redes sociales y Tecnologías de la Información y la Comunicación en Educación: aprendizaje colaborativo, diferencias de género, edad y preferencias”, Revista de Educación a Distancia. N. 51. A. 1.
Braquehais, A. de P., Wilbert, J. K. W., Moresi, E. A. D., Dandolini, G. A. (2017) “O Papel da Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento: Revisão de Literatura de 2009 A 2015”, Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, Número Especial, p. 80-93.
Correa, F., Ziviani, F., Chinelato, F. B. (2017) “Tipos e usos de ferramentas de apoio a gestão de conhecimento em uma empresa de Tecnologia da Informação”, Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.48, p. 27-40.
Correios (2019) “A Empresa”, Acesso em 03 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.correios.com.br/sobre-os-correios/a-empresa.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). (2016) “Aprimoramento da prestação dos serviços postais básicos pelo ECT”, Gabinete do Ministro. Portaria nº 6.194, de 27 de dezembro de 2016.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). (2018) “Diretrizes e metas para a implantação da Distribuição Domiciliária Alternada na ECT”, Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.203, de 7 de março de 2018.
Pimentel, M. A. da S., Santos, V. C., Silva, F. A. O. da, Gonçalves, A. C. (2012). “A Ocupação das Várzeas na Cidade de Belém: Causas e Consequências Socioambientais”, Revista GEONORTE, Edição Especial, V.2, N.4, p.34 – 45.
Santos, M. de A., Grechi, J. G., Bermejo, P. H. de S. (2010). “Avaliação do Impacto do SCRUM no desenvolvimento de software utilizando a análise SWOT”, In: XXX ENEGEP. São Paulo.
Schafermeyer, R. G. e Hoffman, R. R. (2016). “Using knowledge libraries to transfer expert knowledge”, IEEE Intell.Syst. 31(2), 89–93.
Sehn, M. F., Reis, R. A. dos, Silva, H.de F. N. da. (2013). “Panorama Nacional das Pesquisas Sobre a Gestão do Conhecimento: Um Estudo a Partir da Plataforma Scielo”, Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção Vol. 1, n. 1.
Silva, L. C., Damian, I. P. M., Segundo, J. E. S. (2016). “Melhores práticas para aplicação de projetos de gestão do conhecimento: instituindo ambientes colaborativos”. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 30, n.1.
Souza, L. M. e Heis, A. (2017) “A utilização de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem como ambientes colaborativos em uma empresa”, Trabalho de Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, IFSC.
Tabares, M. S., Giraldo, L., Joyanes, L. (2016) “Improving the Business Processes Management from the Knowledge Management”, 11th KMO.
Telegram.org. (2019). “Perguntas frequentes”, Acesso em 02 de dezembro de 2019. Disponível em: https://telegram.org/faq/br.
Almenara, J.C., Osuna, J. B.,Cejudo, M. C. L., Cabrera, C. Y. (2016) “Redes sociales y Tecnologías de la Información y la Comunicación en Educación: aprendizaje colaborativo, diferencias de género, edad y preferencias”, Revista de Educación a Distancia. N. 51. A. 1.
Braquehais, A. de P., Wilbert, J. K. W., Moresi, E. A. D., Dandolini, G. A. (2017) “O Papel da Cultura Organizacional na Gestão do Conhecimento: Revisão de Literatura de 2009 A 2015”, Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, Número Especial, p. 80-93.
Correa, F., Ziviani, F., Chinelato, F. B. (2017) “Tipos e usos de ferramentas de apoio a gestão de conhecimento em uma empresa de Tecnologia da Informação”, Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.48, p. 27-40.
Correios (2019) “A Empresa”, Acesso em 03 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.correios.com.br/sobre-os-correios/a-empresa.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). (2016) “Aprimoramento da prestação dos serviços postais básicos pelo ECT”, Gabinete do Ministro. Portaria nº 6.194, de 27 de dezembro de 2016.
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). (2018) “Diretrizes e metas para a implantação da Distribuição Domiciliária Alternada na ECT”, Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.203, de 7 de março de 2018.
Pimentel, M. A. da S., Santos, V. C., Silva, F. A. O. da, Gonçalves, A. C. (2012). “A Ocupação das Várzeas na Cidade de Belém: Causas e Consequências Socioambientais”, Revista GEONORTE, Edição Especial, V.2, N.4, p.34 – 45.
Santos, M. de A., Grechi, J. G., Bermejo, P. H. de S. (2010). “Avaliação do Impacto do SCRUM no desenvolvimento de software utilizando a análise SWOT”, In: XXX ENEGEP. São Paulo.
Schafermeyer, R. G. e Hoffman, R. R. (2016). “Using knowledge libraries to transfer expert knowledge”, IEEE Intell.Syst. 31(2), 89–93.
Sehn, M. F., Reis, R. A. dos, Silva, H.de F. N. da. (2013). “Panorama Nacional das Pesquisas Sobre a Gestão do Conhecimento: Um Estudo a Partir da Plataforma Scielo”, Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção Vol. 1, n. 1.
Silva, L. C., Damian, I. P. M., Segundo, J. E. S. (2016). “Melhores práticas para aplicação de projetos de gestão do conhecimento: instituindo ambientes colaborativos”. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 30, n.1.
Souza, L. M. e Heis, A. (2017) “A utilização de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem como ambientes colaborativos em uma empresa”, Trabalho de Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, IFSC.
Tabares, M. S., Giraldo, L., Joyanes, L. (2016) “Improving the Business Processes Management from the Knowledge Management”, 11th KMO.
Telegram.org. (2019). “Perguntas frequentes”, Acesso em 02 de dezembro de 2019. Disponível em: https://telegram.org/faq/br.
Publicado
12/04/2021
Como Citar
ALCANTARA, Antonilson da Silva; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; RODRIGUES, Emanuel Amoras.
Uso de Software Colaborativo como Ferramenta de Apoio à Socialização do Conhecimento: Aplicação de um Estudo de Caso nos Correios usando o Telegram. In: PESQUISAS EM ANDAMENTO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 16. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 70-77.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2021.16038.