Uma Investigação Acerca da Experiência do Usuário em Sistemas Colaborativos Educacionais

  • Romualdo Azevedo UFAM
  • Alberto Castro UFAM
  • Bruno Gadelha UFAM

Resumo


Há diversas formas de avaliar a experiência do usuário (UX) em sistemas colaborativos, incluindo contextos educacionais. No entanto, os aspectos de colaboração nem sempre são contemplados com as formas tradicionais de avaliar UX. Com isto, oportuniza-se investigar como a UX pode ser afetada pela colaboração entre pessoas no contexto de ensino-aprendizagem. Para tanto, a pesquisa sera desenvolvida baseando-se em Design Science Research (DSR). Primeiramente será conduzido um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) para verificar as formas de avaliação de UX em sistemas colaborativos educacionais. Em seguida, sera realizado um experimento controlado acerca de algumas formas de avaliação, verificando quais aspectos de colaboração essas técnicas abordam e como podem ser melhoradas. Como parte da investigação, pretende-se conceber como resultado um método para avaliar a UX de sistemas colaborativos.

Referências

Assmann, M. P., Zanatta, A. L., and De Marchi, A. C. B. (2021). Long-term user experience in software crowdsourcing platform. In Proceedings of the XX Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, pages 1–7.

Brady, D. A., Tzortzopoulos, P., and Rooke, J. (2013). The development of an evaluation framework based on the design science approach. In Proc. 21st. Ann. Conf. of the Int’l Group for Lean Construction.

Chen, L., Inoue, K., Goda, Y., Okubo, F., Taniguchi, Y., Oi, M., Konomi, S., Ogata, H., and Yamada, M. (2020). Exploring factors that influence collaborative problem solving awareness in science education. Technology, Knowledge and Learning, 25(2):337–366.

Dantas, A. D., Nunes, F. B., Castro, T., Andrade, A., and Lima, D. F. (2017). Avaliação de ambientes educacionais: Análise do estado da arte em sistemas colaborativos e tridimensionais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 102.

Guerino, G. C. and Valentim, N. M. C. (2020). Usability and user experience evaluation of conversational systems: A systematic mapping study. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 427–436.

Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., and Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS quarterly, pages 75–105.

Ivanc, D., Vasiu, R., and Onita, M. (2012). Usability evaluation of a Ims mobile web interface. In International conference on information and software technologies, pages 348–361. Springer.

Jagušt, T., Botički, I., and So, H.-J. (2018). Examining competitive, collaborative and adaptive gamification in young learners’ math learning. Computers & education, 125:444-457.

Kitchenham, B. A., Budgen, D., and Brereton, P. (2015). Evidence-based software engineering and systematic reviews, volume 4. CRC press.

Maslov, I. and Nikou, S. (2020). Usability and ux of learning management systems: An eye-tracking approach. In 2020 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), pages 1-9. IEEE.

Maslov, I., Nikou, S., and Hansen, P. (2021). Exploring user experience of learning management system. The International Journal of Information and Learning Technology.

Nakamura, W., Marques, L., Rivero, L., Oliveira, E., and Conte, T. (2017a). Are generic ux evaluation techniques enough? a study on the ux evaluation of the edmodo learning management system. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 28, page 1007.

Nakamura, W., Oliveira, E., and Conte, T. (2018). Applying design science research to develop a technique to evaluate the usability and user experience of learning management systems. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 953.

Nakamura, W. T., de Oliveira, E. H. T., and Conte, T. (2017b). Usability and user experience evaluation of learning management systems-a systematic mapping study. In International Conference on Enterprise Information Systems, volume 2, pages 97–108. Scitepress.

Pinandito, A.., Az-Zahra, H. M., Hirashima, T., and Hayashi, Y. (2019). User experience evaluation on computer-supported concept map authoring tool of kit-build concept map framework. In 2019 International conference on sustainable information engineering and technology (SIET), pages 289–294. IEEE.

Quarto, C. C., Bercht, M., Nascimento, E., Veras, N., de Sousa Moraes, D., Busson, A., and Silva, F. (2017). Hermes: Um sistema de apoio à formação de grupos em ambientes de aprendizagem colaborativa. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educaçao-SBIE), volume 28, page 1697.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media.
Publicado
25/04/2022
AZEVEDO, Romualdo; CASTRO, Alberto; GADELHA, Bruno. Uma Investigação Acerca da Experiência do Usuário em Sistemas Colaborativos Educacionais. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 17. , 2022, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 7-12. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2022.19326.