Jogo Digital Cooperativo como Sistema Adaptativo Complexo para Motivação e Mensuração Cognitiva na Educação Básica

  • Erica J. S. Scheffel UFRJ
  • Claudia L. R. Motta UFRJ

Resumo


Este trabalho apresenta uma proposta de pesquisa exploratória para doutorado que envolve as áreas da informática e da educação. O objetivo é contribuir com o aumento no desempenho escolar a partir da colaboração, da motivação e da observação de aspectos cognitivos, de forma lúdica e competitiva. A proposta inclui um jogo digital colaborativo, o qual se adapta a partir da motivação e da observação de aspectos cognitivos obtidos durante a interação dos estudantes. O jogo, enquanto artefato da pesquisa, será desenvolvido com a metodologia Design Science Research (DSR) e será testado com estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Jogo digital cooperativo, Mensuração cognitiva, Jogos educacionais, Aprendizagem, Motivação, Colaboração

Referências

Alves, A., Gomes, C., Martins, A. & Almeida, L. (2017). Cognitive performance and academic achievement: How do family and school converge? In European Journal of Education and Psychology, v. 10, n. 2, p. 49–56.

Bordieu, P. (1998). O capital social – notas provisórias. In Catani, A. & Nogueira, M. A. (Orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis, Vozes.

Bracken, S. & Fischel, J. (2008). Family Reading Behavior and Early Literacy Skills in Preschool Children From Low-Income Backgrounds. In Early Education and Development, v. 19, n. 1, p. 45–67.

Creswell, J., W. (2010). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. Porto Alegre, ARTMED.

Delbem, E., Motta, C. L. R., Marques, C. V. M. & Oliveira, C. E. T (2021). Um game inteligente que utiliza a interação como instrumento de metrificação e eficácia de ações colaborativas. In Anais do SBSC 2021, p. 71–82.

Dresch, A., Lacerda, D. P. & Antunes Jr., J. A. V. (2015). Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre, Bookman.

Gottschalk, F. (2019). Impacts of technology use on children: Exploring literature on the brain, cognition and well-being. In OECD Education Working Papers, n. 195, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/8296464e-en.

Griffith, S., Hanson, K. G., Rolon-Arroyo, B. & Arnold, D. H. (2019). Promoting early achievement in low-income preschoolers in the United States with educational apps. In Journal of Children and Media, v. 13, n. 3, p. 328–344.

Hevner, A. R., Ram, S. & March, S. T. (2004). Design Science in Information Systems Research. In Mis Quartely, v. 28, n. 1, p. 75–105.

Junio, L. A. C., Silva, I. S., Coutinho, F. R. S. & Barbosa, A. R. (2019). Sentinário: Uma Ferramenta Colaborativa para Criação de Dicionário de Sentimento. In Anais do SBSC 2019, p. 63–68.

Kardefelt-Winther, D. (2017). How does the time children spend using digital technology impact their mental well-being, social relationships and physical activity? An evidence focused literature review. In Innocenti Discussion Paper 2017-02, UNICEF Office of Research, Innocenti, Florence.

Luria, A. (1966). Human Brain and Psychological Processes. New York, Harper & Row.

Martínez, M. C. C. & Zapana, R. A. (2021). Collaborative game model for teaching physics using smartphone sensors. In 2020 The 4th International Conference on Education and E-Learning (ICEEL 2020). Association for Computing Machinery, New York, p. 6–10.

OECD – Organisation for Economic Cooperation and Development (2019). In Programme for International Student Assessment (PISA) Results from PISA 2018 Country Note. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/.

Silva, V., Schneider, D., Oliveira, L. & de Souza, J. (2017). Towards a framework for supporting community modeling in crowdsourcing systems. In 2017 IEEE 21st CSCWD), p. 36–41.

Wright, J. et al. (2001). The Relations of Early Television Viewing to School Readiness and Vocabulary of Children from Low-Income Families: The Early Window Project, Child Development, v. 72, n. 5, p. 1347–1366.
Publicado
22/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SCHEFFEL, Erica J. S.; MOTTA, Claudia L. R.. Jogo Digital Cooperativo como Sistema Adaptativo Complexo para Motivação e Mensuração Cognitiva na Educação Básica. In: DESENHO DE PESQUISA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 18. , 2023, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-25. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc_estendido.2023.229099.